IFC Luzerna capacita novos profissionais pelo Pronatec

sexta-feira, 8 de julho de 2016

O Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna realizou na noite desta quinta-feira (7), no município de Ibicaré, a entrega dos certificados para concluintes dos cursos de Inglês Básico e de Montador e Reparador de Computadores, ofertados na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC) pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

No total, 27 alunos de diversas cidades foram formados pelo IFC. O curso de Inglês Básico ocorreu em Ibicaré, em parceria com a Secretaria de Assistência Social do município. Já o curso de Montador e Reparador de Computadores foi realizado nas dependências do campus do IFC de Luzerna.

Matheus Tonello, que mora em Tangará, é aluno do curso superior de Engenharia de Controle e Automação no próprio instituto, e participou do curso de inglês. “Valeu muito a pena ter feito esta capacitação. Hoje qualquer engenheiro ou outro profissional precisa ter uma mínima noção do inglês. Fiquei sabendo do curso no IFC e logo me inscrevi”, conta.

De acordo com a assistente social de Ibicaré, Sidonia Zapelini Kazlowski, a parceria com o IFC Luzerna deu muito certo. “Nós já tínhamos conhecimento da demanda por este curso de inglês aqui no município. Procuramos a instituição ofertante e o instituto se colocou à disposição. Fechamos a turma com muita rapidez”, diz.

Ter o IFC aqui na região é motivo de felicidade para todos. Acredito que o município de Luzerna é privilegiado com isso, mas é claro que beneficia a região toda, incluindo Ibicaré. Sabemos que o instituto presta um serviço de qualidade e acessível a todos. Antes as pessoas tinham que se deslocar para muito longe se quisessem procurar um ensino deste porte”, comenta a assistente social.

Segundo o coordenador adjunto do Pronatec no IFC Luzerna, Roberto Carlos Rodrigues, o programa criado pelo governo federal em 2011 tem por objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Estamos atingido isto em nossa região com os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). É por meio dos cursos FIC que possibilitamos o acesso à educação profissional, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais em todos os níveis de escolaridade, para um segmento da população que não teria acesso a estes cursos se não fosse através deste programa”, relata o coordenador. Ainda de acordo com Roberto, a expectativa do IFC é de procurar novas parcerias para novos cursos no segundo semestre.

Coordenação Especial de Comunicação – Cecom
Instituto Federal Catarinense (IFC) –