Projeto do IFC fará análise das tipologias de suicídios na região de Joaçaba

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

DSC03185O Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna inicia neste segundo semestre de 2016 uma pesquisa que tem entre seus diversos objetivos delinear o perfil das pessoas que cometem suicídio na região de Joaçaba. Coordenado pelo professor Antonio Cavalcante de Almeida, doutor em Antropologia pela PUC-SP, o projeto de extensão contará ainda com a participação de alunos do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho.

De acordo com Cavalcante, a região tem exibido índices significativos de mortes voluntárias. “Contudo, é preciso compreender esse fato social a partir da abordagem sociológica”, fala o professor. O projeto partirá dos estudos de Émile Durkheim, para quem o suicídio manifesta-se de maneira coercitiva, geral e exterior ao indivíduo.

Esse tipo de morte apresenta múltiplas variáveis a depender do contexto social. Para estudá-lo e compreendê-lo como tal, é preciso buscar os fatores externos que incidem sobre os indivíduos”, explica Cavalcante. O projeto pretende, a partir de um levantamento estatístico, tendo por base o banco de dados do Sistema Único de Saúde, identificar os diversos tipos de suicídios ocorridos no entorno da região e analisá-los do ponto de vista sociológico.

Após a equipe fazer um mapeamento dos casos por divisão territorial no município, o projeto estabelecerá parcerias com a sociedade civil para a realização de debates sobre o assunto, incluindo mesas redondas. “A ideia é de falarmos de forma interdisciplinar, com o intuito de discutir o suicídio sem tabu, envolvendo profissionais de saúde mental, psiquiatria, psicologia, sociologia e instituições educacionais”, completa Cavalcante.

Coordenação Especial de Comunicação – Cecom
Instituto Federal Catarinense (IFC) –