IFC seleciona representante para o Parlamento Juvenil do Mercosul

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

índiceAté o dia 5 de setembro o IFC recebe as inscrições dos alunos interessados em participar do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). A instituição publicou um edital para selecionar um estudante do Ensino Médio Integrado que representará o IFC na entidade. O PJM busca promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

O estudante eleito terá mandato de dois anos e, durante esse período, participará ativamente do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, composto pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados. O PJM oferece aos jovens uma oportunidade de expandir seus horizontes, ao mesmo tempo que fortalece o processo de integração, garantindo à nova geração a possibilidade de ser ouvida e de exercer ativamente a cidadania.

Para participar da seleção é preciso apresentar um projeto autoral de protagonismo juvenil, além de preencher os documentos que constam no site abaixo; estar matriculado e frequentando regularmente o curso; ter boa atuação escolar (frequência, conduta e rendimento); adaptar-se facilmente à convivência com jovens de diferentes culturas e crenças religiosas; e ter disponibilidade e autorização dos pais para realizar viagens nacionais e internacionais, todas acompanhadas pelo MEC.

O Parlamento Juvenil do Mercosul é coordenado pela Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro da Educação, com apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além das Secretarias Estaduais de Educação de todo o Brasil e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Mais informações: http://editais.ifc.edu.br/2016/08/08/edital-n-1252016-parlamento-juvenil-do-mercosul/

Coordenação Especial de Comunicação – Cecom
Instituto Federal Catarinense (IFC) –