IFC Luzerna estreia na Oliejho e cria associação desportiva e cultural

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

No embalo do clima olímpico pelo qual o Brasil e o mundo passam com as Olimpíadas do Rio de Janeiro, o Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna também entra no espírito esportivo com duas novidades para este mês.

Equipe de handebol conquistou o 1º lugar na Oliejho

A primeira é a estreia da instituição na Olimpíada Estudantil de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna (Oliejho) – evento que está em sua 44ª edição. O IFC participa das competições com diversos alunos dos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) em Automação Industrial e em Segurança do Trabalho. Para começar, no sábado 13, a estudante Ana Luiza Detsch da Silva, do 3º ano de Automação Industrial, conseguiu o 1º lugar nas duas provas que participou: nado livre e nado costas. Na manhã desta terça-feira, em Herval d’Oeste, os alunos do IFC também conseguiram o 1º lugar no handebol infanto masculino.

De acordo com o professor de educação física do campus, Humberto Luis de Cesaro, a instituição ainda participa da Oliejho hoje à tarde, com o vôlei feminino, e em setembro com o badminton e o xadrez. “Por ser o nosso primeiro ano na competição, estamos participando com poucas modalidades”, fala Humberto.

O professor destaca a importância de eventos esportivos na formação dos estudantes: “um dos benefícios é o crescimento do atleta, no sentido de aprimorar as condições técnicas e a tática da aprendizagem em cada modalidade. O aluno vai sendo colocado à prova, tendo que tomar decisões pela vitória individual e/ou do grupo”, fala. “Também há a questão da interação com as diversas outras equipes, o que cria e fortalece e laços de amizade.”

A aluna Ana Luiza (ao centro) levou o 1º lugar no nado costas e também no nado livre

A segunda novidade do mês, esta envolvendo o esporte e a arte, é a criação da primeira associação desportiva e cultural do campus. “Tivemos uma assembleia de fundação na semana passada e agora estamos fazendo os trâmites legais para o registro da associação como uma entidade sem fins lucrativos”, conta Humberto. “Optamos por fazer uma associação única para todo o campus, em virtude do tamanho da nossa instituição. Por enquanto não há sentido em ter uma associação para cada curso”.

Assim, foi composta uma diretoria provisória, composta por servidores (tanto docentes quanto técnicos), além de alunos da graduação. “Este grupo será responsável por fazer o registro da associação, fazer com que a associação passe a existir legalmente. Em novembro será definida uma diretoria que efetivamente irá trabalhar por 2 anos”, explica o professor do IFC.

Segundo Humberto, são dois os grandes objetivos da entidade. Primeiro, promover o esporte dentro do campus, oferecendo boas condições para o treinamento e participação em competições, além de qualificar os momentos de jogos já existentes e que envolvem alunos e servidores.

Outra intenção é de potencializar as manifestações artísticas e culturais que envolvem o IFC. “A equipe do projeto de extensão Mistura Cultura juntou-se a nós. Queremos trabalhar para que o nosso pessoal se apresente em horários do Mistura, e também orientar para a criação de grupos de coral, de teatro ou fanfarra, por exemplo. Isso sem falar que daqui há 1 ano nós já poderemos participar de editais do Ministério do Esporte, pela Lei do Incentivo ao Esporte, e também pelo Ministério da Cultura, pela Lei Rouanet”, finaliza Humberto.

Coordenação Especial de Comunicação – Cecom
Instituto Federal Catarinense (IFC) –