Sessão do Cinestória reúne mais de 100 pessoas em Catanduvas

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Mais de 100 pessoas da comunidade local e rede pública de ensino de Catanduvas participaram, na noite da quarta-feira 24, de uma sessão de cinema do projeto Cinestória, do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna. A ação foi resultado de uma parceria com o Rotary Club Catanduvas Centro, que cedeu o espaço do Clube Sharuc e proporcionou o encontro com a equipe do IFC.

A sessão de cinema apresentou o filme “Bicho de Sete Cabeças”, premiado drama nacional e biográfico que trata de temas como relações familiares, drogas na adolescência e a luta antimanicomial. De acordo com Marina Andrioli, servidora do IFC e membro da equipe do Cinestória, “os alunos e a comunidade tiveram a oportunidade de analisar as propostas do filme, contextualizá-lo em relação ao período a que se refere, e compreender medidas governamentais, como a lei que foi promulgada no ano de 2001, que trata especificamente sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais”.

O diretor-geral do IFC Luzerna, professor Eduardo Butzen, ratifica a importância do projeto. “Principalmente pela forma de abordagem dos temas e pelo estudo que a equipe faz sobre o filme apresentado”, comenta. “A possibilidade de estender o Cinestória para outras escolas, em outras comunidades, lançando um olhar crítico sobre obras cinematográficas, sempre sucedidas de uma conversa com os espectadores, é uma boa possibilidade de interação. E as parcerias, como esta com o Rotary de Catanduvas, são fundamentais para atingirmos alcance regional com as ações que idealizamos em nossa instituição.”

Sobre o projeto

O Cinestória é um projeto de extensão do IFC Luzerna que tem por objetivo possibilitar, por meio de obras cinematográficas, momentos de reflexão sobre a sociedade. Fazendo uma conexão entre educação, cinema, história e sociedade, a ação reúne estudantes e professores não apenas da instituição, mas também de outras escolas e entidades. Após a exibição dos filmes, a equipe que coordena o projeto dialoga com o público sobre a obra exibida.

A próxima sessão acontece no dia 2 de setembro em Luzerna, no campus do IFC, com a exibição do filme “Estômago”. A obra retrata a história do nordestino Raimundo Nonato (João Miguel), rapaz que se muda para a cidade grande em busca de melhores oportunidades. Ele começa a jornada trabalhando como faxineiro em um bar, até descobrir a paixão pela cozinha italiana e também pela prostituta Iria (Fabiula Nascimento). A sessão do Cinestória é aberta para toda a comunidade, e inicia às 13h30, na sala A01 do IFC Luzerna. A classificação indicativa é de 16 anos.

Coordenação Especial de Comunicação – Cecom
Instituto Federal Catarinense (IFC) –
Campus Luzerna

Fotos: Divulgação/IFC Luzerna/Rotary Catanduvas Centro.