Quatro motivos para participar da quinta Secitec do IFC Luzerna

terça-feira, 6 de setembro de 2016

facebookQuatro dias de conhecimento, aprendizado e qualificação. Assim podemos resumir a Semana de Ciência e Tecnologia (Secitec) do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna, que chega à sua quinta edição. A cada ano o evento reúne não apenas alunos e servidores da instituição, mas também profissionais e acadêmicos de outras entidades, que juntos promovem um intercâmbio de conhecimentos sobre os mais diversos temas possíveis.

A abertura da Secitec está marcada para a noite do dia 14, no auditório da Escola de Educação Básica Padre Nóbrega. Já de início, duas palestras preparam o público para uma imersão no debate sobre ciência e tecnologia. A programação completa está disponível aqui. A Secitec se encerra no sábado 17.

Abaixo, listamos quatro motivos para você não perder nenhum momento do evento deste ano. Confira.

1) Qualificar-se com minicursos, oficinas e palestras: mais de 30 atividades estão disponíveis para inscrições – todas gratuitas. Os assuntos vão desde as três áreas técnicas com as quais o IFC Luzerna trabalha (automação, mecânica e segurança do trabalho), até temas como: ensino de voleibol; cultura e língua japonesa; Plataforma Lattes; perícia em acidentes de trânsito; gênero e sexualidade; empoderamento feminino; entre outros.

2) Aprender com profissionais de outras instituições e regiões: dois exemplos de atividades que terão profissionais vindos de outros lugares: professora Anna Karla Silva do Nascimento, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), ministrará o minicurso “Algumas geometrias não-euclidianas”. No dia 16, o professor João Paulo Araújo, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Macau, abordará o “impacto das distorções harmônicas nos sistemas elétricos”.

3) Conferir trabalhos de ensino, pesquisa e extensão: assim como as atividades, a exposição de trabalhos científicos, seja em resumo ou pôster, também prometem chamar a atenção do público para diferentes áreas do conhecimento. Estruturação e programação de um robô de publicidade para fins tecnológicos e comerciais; protótipo de um aspirador de pó autônomo; placa solar inteligente; entre outros, são alguns desses trabalhos. Confira AQUI a lista completa.

4) Conhecer o IFC Luzerna: a Secitec é uma oportunidade e tanto para que a comunidade conheça toda a estrutura do Instituto Federal Catarinense que está presente em nossa região. Você poderá conhecer as salas de aulas e laboratórios, conversar com professores, técnicos e alunos, etc. Interessados em participar do Exame de Classificação, que segue com inscrições abertas até o dia 30 para o Ensino Médio Integrado, também poderão conferir de perto um pouco do que a instituição oferece. Sobre este processo seletivo, saiba mais em http://ingresso.ifc.edu.br/.

Coordenação Especial de Comunicação – Cecom
Instituto Federal Catarinense (IFC) –