IFC Luzerna apresenta novo curso de Ensino Médio Integrado

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

tecnico-int-mecanica-3O Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna, atento ao objetivo de contribuir para os arranjos produtivos locais e regionais, acaba de criar uma nova opção na modalidade de Ensino Médio Integrado (EMI). A partir de 2017, iniciam na instituição as aulas do Curso Técnico Integrado em Mecânica. O Exame de Classificação, que segue com inscrições abertas até o dia 30, já oferece mais esta possibilidade de qualificação.

Ao lado das duas opções de cursos já existentes nesta modalidade – Automação Industrial e Segurança do Trabalho –, o Integrado em Mecânica nasce para completar, dentro do IFC, o processo de verticalização de ensino proposto pelos institutos federais. Com a existência do bacharelado em Engenharia Mecânica, naturalmente, o campus de Luzerna segue esta trajetória.

Segundo o diretor-geral, professor Eduardo Butzen, como os dois cursos que nasceram primeiro foram os de engenharia, na época em que o curso Integrado em Automação Industrial surgiu, o quadro docente na área da mecânica não estava completo. “Para complementar a carga horária de outros professores, abrimos o Integrado em Segurança do Trabalho, que também possui sua importância dentro do nosso contexto regional”, afirma Butzen.

Nesse intervalo de tempo, com a composição do corpo docente da área da mecânica, houve a possibilidade de nós retornarmos este projeto e lançarmos o curso integrado. Vale lembrar que toda a estrutura para estes cursos já existia por conta do Técnico Subsequente e, posteriormente, com o bacharelado em Engenharia Mecânica”, diz o diretor-geral.

Assim, resolvidas as questões sobre o corpo docente e de laboratórios, o IFC está pronto para escrever mais um capítulo em sua trajetória de formar, em uma instituição pública, federal e gratuita, profissionais técnicos de qualidade. “As empresas que temos aqui na região têm uma tendência por absorver mão de obra tanto na área de automação industrial quanto na área de mecânica. A carência por profissionais vem se renovando conforme as indústrias vão abrindo novas frentes de mercado ou ampliando suas atividades, sempre carecendo de profissionais atualizados”, afirma Eduardo Butzen.

Sabemos que nessa modalidade de Ensino Médio Integrado existe uma grande possibilidade de os alunos não irem direto para o mercado, e sim continuar o ensino superior que nós oferecemos aqui na instituição também. Porém, a possibilidade de esses egressos irem ao mercado também é real. Neste contexto, imaginamos que a demanda por esta fatia que vai batalhar pelo mercado de trabalho será garantida”, comenta o diretor do IFC.

Atuação

Conforme Butzen, na região em que a instituição está inserida existe uma tendência de o técnico em mecânica trabalhar com processos de fabricação e, em algumas unidades, principalmente nas celuloses e nos frigoríficos, com atividades de manutenção. “Esses sempre foram os focos do profissional da mecânica aqui. Com a vinda de novas empresas, que deram uma nova visão aqui para a região, inclusive com algumas ampliando suas atividades, a área de projetos mecânicos para desenhistas e projetistas também tem aberto grande possibilidades, e os nossos alunos têm a chance de preencher essas vagas com totais condições”, destaca.

Primeiros resultados

Para o diretor-geral, tudo o que o Campus Luzerna tem feito já vem sendo apontado como um modelo dentro da própria instituição – incluindo o Ensino Médio Integrado, mesmo antes de se ter as primeiras turmas formadas, o que acontecerá ao final deste ano.

É óbvio que antes de termos os primeiros resultados do Enem, por exemplo, nós não temos ainda uma medição oficial daquilo que estamos projetando para o sucesso destes cursos. O que sabemos é que, aqui perto, temos o IFC de Videira, que começou com esta modalidade um ano antes e já é, pelo segundo ano consecutivo, o melhor resultado do Enem de toda a nossa região. Como a nossa política de ensino é muito parecida, nossos professores têm uma formação muito parecida, e as propostas pedagógicas também são alinhadas, imaginamos alcançar resultados tão bons ou melhores”, fala Butzen.

Exame de Classificação

As inscrições para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFC seguem até o dia 30. Em Luzerna, além de Mecânica, há as opções em Automação Industrial e Segurança do Trabalho. A seleção acontece por meio de uma prova que será aplicada no dia 20 de novembro. Mais informações em http://ingresso.ifc.edu.br/.

Coordenação Especial de Comunicação – Cecom