Projeto de ensino leva alunos a refletirem sobre segurança do trabalho no campo

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Iniciativa do curso de Ensino Médio Integrado em Segurança do Trabalho do IFC Luzerna, o projeto “Trabalho: uma experiência prática” teve mais uma etapa concluída nas últimas semanas. Após a criação, em maio, de puffs ecológicos – para inserir junto aos estudantes conhecimentos sobre linhas de produção –, os futuros técnicos realizaram, desta vez, experiências na agricultura ou em outras atividades ao ar livre.

De acordo com a coordenadora do curso e também da ação, professora Giordana Caramori, as atividades foram bastante diversas. Alguns alunos aproveitaram para fazer uma ação social na horta do Hospital São Roque. Outros, em conjunto com a família, ordenharam vacas, trabalharam com flores e jardinagem, etc. “Esta proposta possibilitou ao grupo, além do contato com esta rotina de trabalho, uma sensibilização quanto às exposições, os riscos e demandas num contexto de saúde e segurança do trabalho”, comenta a professora.

A estudante Caroline Ramos Ferreira foi uma das alunas participantes. “Através desta experiência, pude ter um novo olhar sobre as atividades desenvolvidas no campo, tal como os riscos que os trabalhadores estão expostos na sua jornada de trabalho”, conta. “Assim, observei que a teoria se aplica à prática, o que é de extrema importância para minha formação.”

A colega Letícia Gomes afirma que até então, nunca teve a mínima noção de como era trabalhar no campo. “Eu não tinha essa experiência. Essa etapa do projeto me proporcionou uma nova vivência”, fala. “Foi muito importante para a minha formação porque pude perceber, na prática, como as atividades desenvolvidas no campo demandam de grande esforço físico e expõem o trabalhador a agentes de risco.”

Segundo a professora Giordana, a próxima etapa do projeto terá como tema “atendimento ao público”, com os estudantes fazendo atividades no comércio, por exemplo, e verificando os riscos que envolvem a saúde do trabalhador nestes ambientes.

Coordenação Especial de Comunicação – Cecom