IFC Luzerna abre a V Secitec com debates sobre ética, ciência e empreendedorismo

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna iniciou, na noite desta quarta-feira (14), a quinta edição da Semana de Ciência e Tecnologia (Secitec). A abertura da programação aconteceu no auditório da Escola de Educação Básica Padre Nóbrega, e teve como público alunos e servidores do IFC e de outras instituições, bem como demais membros da comunidade externa.

As duas palestras marcadas para a noite ocorreram após a solenidade de abertura comandada pelo diretor-geral do campus, professor Eduardo Butzen. Vindo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e agora lecionando no IFC Luzerna, o professor de filosofia Kariel Giarolo iniciou a Secitec fazendo uma reflexão sobre ética e ciência.

Na palestra, o docente chamou a atenção para diversos pontos que precisam ser levados em consideração na hora de desenvolver um projeto de pesquisa, do ponto de vista da ética e da moral. “É preciso analisar quais são as consequências da ciência, quais são as consequências morais da prática científica. A ciência está se desenvolvendo muito. Há um progresso muito grande dentro da ciência e, por vezes, questões básicas sobre o status moral da ciência não são discutidas”, afirmou Giarolo. “Um exemplo é a engenharia genética: quais as consequências a longo prazo das intervenções nesta área? Temos a possibilidade, por exemplo, de modificar as estruturas dos seres vivos. Será que isso pode trazer problemas morais?”.

Em sua opinião, o professor acredita que, na maioria dos casos, pesquisadores e instituições estão cada vez mais atentos a estes debates. “Claro, há situações em que as coisas não estão funcionando tão bem, como nos experimentos científicos que podem colocar em risco algumas questões ou princípios morais”, disse. “Um exemplo é o perigo da eugenia. Com o aprimoramento genético, nós podemos escolher as características dos nossos filhos, das nossas crianças. Em que medida isso não irá implicar numa eugenia? É muito perigoso.”

No intervalo entre uma palestra e outra, alunos dos cursos superiores de engenharia, membros do Projeto Mistura Cultura, fizeram uma apresentação musical. Em seguida, o administrador Severino De Déa iniciou sua explanação, contando um pouco da jornada da empresa de inovação Eco Têxtil, que surgiu por meio de uma linha de subvenção econômica do governo estadual. Severino também expôs alguns editais que estão com inscrições abertas para que alunos possam tornar suas ideias também válidas e viáveis.

“É preciso ter persistência e interesse em buscar os recursos necessários. Ser empreender não é fácil. É conseguir tornar um sonho real. Os riscos são muitos e diários. Todo dia há um problema a ser resolvido, o que também não deixa de ser uma motivação diferente para alcançar o objetivo final. Não existe uma receita. Existe, sim, uma paixão pelo projeto”, explanou o administrador.

De acordo com Severino, na jornada do empreendedorismo também é preciso uma boa dose de planejamento. “Não é possível gastar mais do que se arrecada. É necessário planejamento de recursos em todos os âmbitos: mão de obra, tempo, contatos externos, etc. Isso tanto em uma empresa que tenha um ou cem funcionários.”

O administrador aproveitou para elogiar a Secitec e o IFC. “É preciso parabenizar o IFC pelo evento. Quando você tem uma indústria, você precisa de pesquisa, principalmente na área da inovação. Quanto mais pessoas aptas a pesquisarem, a tentar colocar em práticas essa nova visão de negócio ou produto, maior a probabilidade de alguns se destacarem. Como uma empresa da Incubadora Tecnológica de Luzerna, posso dizer que aproveitamos muito os recursos do IFC, seja com estágios ou projetos. Às vezes temos a ideia, mas não temos a qualificação técnica para a execução dela. Aí buscamos o IFC para dar a continuidade e validação”, finalizou Severino.

A Secitec segue até este sábado com minicursos, oficinas, palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos. Para mais informações sobre o evento, clique aqui.

Coordenação Especial de Comunicação – Cecom
Instituto Federal Catarinense (IFC) –