Conheça algumas ações de preservação ambiental desenvolvidas no campus

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Duas ações de cuidado com o meio ambiente estão em curso no IFC Luzerna. A primeira é a disponibilização, por parte do Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) do campus, de recipientes para pilhas e baterias usadas, que serão enviadas às entidades para o encaminhamento correto deste tipo de material. Os locais de coleta são a Coordenação de Infraestrutura e Serviços (CIS), no Bloco Administrativo, e a Secretaria Acadêmica, no Bloco A.

Outra ação partiu da servidora Jaqueline Amábile Ropelato, técnica em assuntos educacionais. Acadêmica de Direito da Unoesc Joaçaba, Jaqueline idealizou, para a disciplina de direito ambiental do seu curso, uma campanha de conscientização sobre o descarte de medicamentos vencidos. “Precisávamos desenvolver uma ação sustentável na comunidade, no local de trabalho ou em casa. Escolhi fazer no IFC pois a campanha tem um cunho educativo, seu foco principal é a conscientização sobre os impactos que o descarte de medicamentos tem no meio ambiente”, comenta.

De acordo com a servidora, muitas pessoas não sabem que os medicamentos contaminam o solo, a água e o ar. “Por isso é importante divulgar esta informação para que todos evitem o descarte no lixo comum ou no vaso sanitário, que é muito comum. As estações de tratamento de esgoto não são capazes de eliminar todos os componentes químicos dos medicamentos, assim, quando o medicamento é descartado no meio ambiente, esses resíduos acabam retornando para o consumo humano”, fala Jaqueline. “Há ainda o perigo de uso destes remédios pelas pessoas que vivem próximas aos aterros sanitários ou que trabalham com a reciclagem de lixo.” A servidora ainda elaborou um “mascote” para a campanha, batizado de Tarjinha (confira nas fotos abaixo).

A campanha é permanente e os medicamentos coletados serão destinados aos postos de saúde da região, que cuidam da forma correta de destinação. A caixa coletora está localizada no térreo do Bloco A até o final do mês. Depois, ficará na Secretaria Acadêmica.

Coordenação Especial de Comunicação – Cecom
Instituto Federal Catarinense (IFC) –