Rodando Informação oportuniza conscientização sobre saúde e segurança do trabalho

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Alunos do 1º ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho do IFC Luzerna estão participando, desde o mês de agosto, de uma iniciativa realizada com diversos trabalhadores de empresas de Herval d’Oeste e Luzerna. Trata-se do projeto Rodando Informação, que inclui ainda o Rotary Club de Catanduvas, além do curso de Enfermagem da Unoesc e as secretarias municipais de saúde de Herval d’Oeste e Luzerna.

De acordo com o diretor-geral do IFC, professor Eduardo Butzen, tudo começou com a disponibilização, pelo Rotary, de kits de testagem para a hepatite C. “Sabendo disso, e tendo em nosso campus o curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho, procuramos uma forma de potencializar ainda mais a aplicação desses exames”, comenta. Assim, os estudantes do IFC elaboraram uma série de folhetos explicativos sobre assuntos diversos, a partir da disciplina de Saúde e Políticas Públicas, ministrada pela coordenadora do curso, professora Giordana Caramori.

As secretarias municipais de saúde juntaram-se à ideia oportunizando outros testes, como hepatite B, HIV e sífilis. Os professores do curso de Enfermagem da Unoesc, acompanhados das acadêmicas, ficaram responsáveis pela aplicação dos exames, orientação e aconselhamento junto aos trabalhadores.

O primeiro dia do projeto Rodando Informação foi em 30 de agosto, com profissionais da construção civil de obras localizadas em Joaçaba e Herval d’Oeste. Outro momento foi a aplicação dos exames nesta terça-feira, dia 20.

Acreditamos que os objetivos de aplicar apenas um teste foram potencializados, com um alcance muito maior, envolvendo todos os municípios”, fala o diretor-geral do IFC Luzerna. “É a primeira grande ação extensionista desses alunos, que estão no 1º ano do curso.”

Para a professora Giordana Caramori, além de proporcionar à comunidade um momento de reflexão, o projeto auxilia na formação dos futuros Técnicos em Segurança do Trabalho. “Isso sem falar que a ideia mostra a importância de parcerias, que ampliam as oportunidades de conhecimento, valorizam a ação e beneficiam diretamente o amadurecimento pessoal e profissional dos nossos estudantes”, diz a coordenadora.

O projeto Rodando Informação também será desenvolvido com trabalhadores de Luzerna, em data ainda a ser definida.

Coordenação Especial de Comunicação – Cecom
Instituto Federal Catarinense (IFC) –