Acadêmico do curso de Engenharia de Controle e Automação do IFC Luzerna, Luiz Guilherme Menezes participou da 18ª edição do Encontro Nacional de Química Analítica, que aconteceu de 18 a 21 de setembro em Florianópolis.
O estudante apresentou o trabalho “Construção de um autoamostrador para FIA”, que está sendo desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e que tem, por objetivo final, desenvolver um sistema de análise química de bebidas e alimentos completamente automatizado – desde a coleta das amostras até a apresentação dos resultados obtidos na análise ao operador, por meio de uma tela de computador ou de um smartphone.
De acordo com Luiz, o trabalho se encontra na reta final da construção do autoamostrador – que faz a coleta e troca de amostras automaticamente. Depois desta etapa será iniciada a pesquisa e o desenvolvimento da parte de detecção química. O projeto tem como professor orientador Haroldo Gregório de Oliveira.
Em Florianópolis, o estudante do IFC Luzerna expôs o trabalho em forma de painel, no setor de instrumentação aplicada à química analítica. “A minha participação no congresso permitiu que eu conhecesse um pouco mais sobre as diversas áreas da química analítica, e também a importância desta no nosso cotidiano e na indústria”, fala o futuro engenheiro.
“Pude conversar e até mesmo trocar contato com outros acadêmicos, tanto de graduação quanto de mestrado e doutorado, que estão desenvolvendo ou já fizeram algum trabalho semelhante ao que estamos construindo”, destaca Luiz. O acadêmico afirma ainda que teve muitas ideias de melhorias para o projeto, e também para novas pesquisas que podem ser desenvolvidas no campus, envolvendo a aplicação de controle e automação em procedimentos de análises químicas.
***
Wagner Lenhardt
Jornalista – MTE 0003635 JP-SC
Coordenação Especial de Comunicação – Cecom
Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna