Primeira SICT-LUZ segue com atividades nesta quinta-feira

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Acontece até esta quinta-feira (27), no Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna, a primeira edição da Semana Integrada dos Cursos Técnicos (SICT-LUZ). Palestras, círculos de diálogos e apresentação de trabalhos são algumas das atividades do evento.

A programação iniciou no sábado com uma Caminhada da Saúde, batizada de “Pari Passu” – expressão latina que significa “em igual passo”. O trajeto iniciou na comunidade de Barra do Estreito e seguiu até Ibicaré, reunindo tanto alunos quanto servidores.

Na segunda-feira, uma mesa redonda sobre acessibilidade, cultura, esporte e ergonomia deu sequência à programação. Neste dia houve também uma palestra sobre as relações de trabalho e produção na Revolução Industrial, além do início de um curso sobre a Norma Regulamentadora número 35, sobre trabalho em altura.

No dia seguinte foi a vez de uma exposição de cultura hispânica, com cartazes feitos pelos alunos da instituição. Em pinturas e textos, cada item traz informações sobre personalidades e datas importantes. À noite ocorreu uma palestra sobre segurança operacional de caldeiras, ministrada pelo engenheiro mecânico Lauro Caramori.

Na quarta, a mostra de cultura hispânica seguiu com apresentações musicais e de danças. No corredor da Biblioteca, uma exposição sobre ergonomia do objeto, feita por estudantes de Segurança do Trabalho, também chamou atenção. O dia também teve um minicurso introdutório à língua e cultura japonesa, ministrado pela acadêmica de engenharia Hikari Okatani.

Acadêmico do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alesson Felipe Eckert foi um dos convidados externos para o evento. Ele relatou sua experiência na Nigéria, África, onde ficou cerca de um mês fazendo um estágio. À plateia, mais do que falar sobre os ensinamentos acadêmicos que teve, Alesson também tratou sobre a cultura e costumes locais daquele continente, desconstruindo esteriótipos.

À noite, alguns alunos dos cursos técnicos apresentaram seus projetos integradores no miniauditório. Os assuntos foram os mais diversos. Um grupo de Segurança do Trabalho analisou as condições ergonômicas no trabalho de professores de uma determinada escola de Joaçaba. Outro trabalho, de Automação Industrial, mostrou a automação de uma seladora de plásticos. Participaram desta atividade, ainda, estudantes egressos da instituição e também profissionais técnicos de algumas indústrias, que contaram um pouco sobre a vida pós sala de aula e suas experiências no mercado de trabalho.

A técnica em segurança do trabalho da Specht, Eliziana Gonçalves de Freitas, participou da atividade relatando seu cotidiano. “Gostei muita da experiência. Nunca tinha participado de algo assim, com estudantes que estão se formando agora. Percebi que eles têm muitos receios sobre acidentes, mas demonstram muito preparo técnico. E é este preparo que diferenciará, depois, um profissional intermediário de outro que fez valer a capacitação que teve”, conta.

De acordo com a coordenadora do curso técnico em Automação Industrial do IFC Luzerna, professora Katielle de Moraes Bilhan, a ideia inicial da SICT-LUZ é proporcionar um intercâmbio de experiências para alunos dos cursos técnicos integrados e subsequentes. “Os alunos não devem se preocupar apenas com as disciplinas do curso, mas também precisam abrir a cabeça para outras vivências que, de alguma forma, trarão resultados positivos em suas vidas”, comenta.

As atividades seguem nesta quinta-feira à tarde. No dia de hoje, estão programados uma relato com o tema “Premissas sobre o processo histórico da industrialização brasileira”, com o professor Luiz Eduardo Deon; uma palestra sobre “a importância do ensino médio para uma trajetória de sucesso na graduação e na vida”, com Elio Conradi Junior e Eduardo Ariel Leisman, além da continuação sobre o curso da NR 35, entre outras atividades.

Coordenação Especial de Comunicação – Cecom
Instituto Federal Catarinense (IFC) –