SICT-LUZ encerra com debates para alunos dos cursos técnicos

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A quinta-feira 27 foi o último dia da I Semana Integrada dos Cursos Técnico do IFC Luzerna (SICT-LUZ). Além da continuação do curso sobre a Norma Regulamentadora n.º 35 (que versa sobre o trabalho em altura), os estudantes da instituição ainda tiveram a oportunidade de participar de duas palestras.

A primeira foi com o professor de história Luiz Eduardo Deon, de Cascavel (PR), que abordou o tema “premissas sobre o processo histórico da industrialização brasileira”. Depois foi a vez dos acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Elio Conradi Junior, Eduardo Ariel Voltz Leisman e Alesson Felipe Eckert dialogarem com os estudantes dos cursos técnicos integrados. O tema escolhido foi “a importância do ensino médio para uma trajetória de sucesso na graduação e na vida”.

De acordo com o professor Luiz Eduardo Deon, a formação técnica é uma formação voltada para o mercado, o que acarreta, naturalmente, em um olhar tecnicista e profissionalizante. “Este é o direcionamento que estes estudantes irão seguir. Debater a indústria como um todo, a parte histórica, e ter essa visão mais macro do processo é importante até para verificar, de uma certa forma, o panorama atual”, afirmou.

Sobre o interesse da geração atual sobre esta temática, Deon afirma que percebe uma preocupação, nesses últimos tempos de Brasil, com muitas coisas sendo debatidas e revistas. “Vários debates estão acontecendo e gerando mobilizações de vários lados. E essas mobilizações destacam não só o processo da indústria, mas também direitos trabalhistas, por exemplo. Há uma participação e uma pró-atividade maior dos estudantes, o que é interessante e muito importante”, finalizou.

A primeira edição da SICT-LUZ iniciou no dia 22. Saiba mais sobre o evento clicando aqui.

Coordenação Especial de Comunicação – Cecom