O IFC iniciou, na segunda-feira 9, as matrículas dos aprovados para os cursos técnicos integrados e subsequentes. Com isto, a instituição começa também o programa de acolhimento com pais e alunos, que é feito em três momentos, conforme explica a assistente de alunos Francine Zanotto. “Após a matrícula, junto com o Núcleo Pedagógico e professores, fazemos uma entrevista com cada um. Isto para esclarecer algumas dúvidas em relação ao funcionamento da instituição, organização do curso, etc”, diz. “O acolhimento serve também para conhecermos mais esses novos estudantes, incluindo a trajetória que eles trazem pra cá.”
A terceira etapa do programa acontece na primeira semana de aula, com os coordenadores e professores dos cursos. Segundo Francine, diferente dos outros anos, agora os ingressantes vêm com mais certeza de que querem estar no IFC. “Em outras épocas, talvez até porque o instituto não fosse tão conhecido quanto é hoje, os estudantes vinham com muitas dúvidas. Agora, não. Alguns alunos, inclusive, repetirão o 1º ano do ensino médio cursado em outra instituição porque querem estar no IFC. São casos em que tentaram o Exame de Classificação em 2015 e não passaram, agora fizeram novamente em 2016. Isto mostra a confiança deles para com a nossa equipe”, destaca.
Morador do município de Ibicaré, Lucas José Mascarello de Jesus foi aprovado para o curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho. “Fiquei sabendo do instituto por amigos, que também estão entrando no IFC este ano. Estou ansioso para o início das aulas e acho que o curso será muito bom, ajudará muito na minha carreira”, fala o jovem.
As matrículas dos aprovados ocorrem até esta sexta-feira, das 8h às 14h, na Secretaria Acadêmica do campus (Bloco A). Mais informações: (49) 3523-4300.
***
Wagner Lenhardt
Jornalista – MTE 0003635 JP-SC
Coordenação Especial de Comunicação – Cecom
Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna