Menu principal
 

IFC Luzerna forma novos engenheiros de controle e automação

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

O Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna realizou, na manhã desta sexta-feira (10), mais uma colação de grau em gabinete do curso superior de Engenharia de Controle e Automação. Os novos engenheiros são Renan Junior Balan e Giulia Maria Ciliprandi Teixeira. A outorga de grau foi concedida pelo diretor-geral do campus, professor Eduardo Butzen.

Tanto Giulia quanto Renan já estão atuando em empresas da região. Na trajetória acadêmica de cada um, viram o processo de consolidação do instituto, tendo a oportunidade de cursar uma graduação gratuita e de qualidade sem a necessidade de se deslocarem para grandes centros.

dsc_0072A participação no desenvolvimento de projetos acompanhou os dois egressos no decorrer do curso. Só para citar alguns exemplos, Renan participou de dois trabalhos premiados na Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (Micti) na edição de 2014, conquistando uma medalha de prata e outra de bronze. Teve um projeto aprovado para o III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, além de ter sido contemplado com uma bolsa de iniciação científica. Giulia participou de um projeto com o professor Antônio Ribas Neto sobre a comunicação entre Arduíno e computador, além de ter produzido vários artigos, como o de eficiência energética proveniente de placas fotovoltaicas, e também de controle multivariável de quatro tanques.

Renan destaca alguns pontos importantes que contribuíram para sua formação no IFC: “A qualidade dos professores é indiscutível. Isso sem falar nos eventos, tanto aqueles realizados pela instituição quanto os externos, em que havia o estímulo para que todos participássemos”, diz.

Para Giulia, acompanhar todo o processo de ampliação do campus foi muito significativo. “Hoje vemos novos blocos, muita coisa nova desde o ano em que entramos. Temos muito orgulho dessas melhorias”, ressalta. “O fato de termos uma instituição de ensino superior gratuita aqui na região contribuiu muito para minhas escolhas. O sentimento agora é de desafio concluído, mas também há a proposta de novos caminhos para serem enfrentados: o mercado de trabalho, cursos de especialização, etc”, finaliza.

O bacharelado em Engenharia de Controle e Automação do IFC Luzerna foi o primeiro curso superior a ser implementado no campus, seguido por Engenharia Mecânica. Foi avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) com o conceito 4 (muito bom).

***
Wagner Lenhardt
Jornalista – MTE 0003635 JP-SC
Coordenação Especial de Comunicação – Cecom
Instituto Federal Catarinense (IFC) –
Campus Luzerna