Menu principal
 

Projetos Financiados pelo IFC realizam oficinas de Robótica em Escola de Joaçaba

terça-feira, 11 de abril de 2017

No dia 31 de março, alunos e professores do IFC Campus Luzerna realizaram duas oficinas de Robótica Pedagógica na Escola Municipal N. S. de Lourdes, de Joaçaba-SC. As atividades integram a proposta de projetos de pesquisa e extensão financiados pelo instituto.

As oficinas ocorreram no turno da manhã e foram voltadas a estudantes dos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º anos), tendo sido organizadas graças à integração entre o IFC Campus Luzerna e a Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba.

Deve-se salientar a importância da disponibilidade do Instituto Federal Catarinense em levar o conhecimento produzido em seus cursos para a Educação Básica, de forma gratuita, desenvolvendo em nossos educandos o espírito científico e a curiosidade para as novas possibilidades que vem surgindo na área de robótica, permitindo estarem inclusos como cidadãos do presente visando o futuro. É bom para a comunidade, é bom para os alunos que participam e ganham em aprendizagem e oportunidades”, diz Juçara Stefanes – Coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação.

Juçara ainda informa que objetivo da parceria entre o IFC e a Secretaria Municipal de Educação é fomentar novas ideias na área de ensino e estimular os educandos para a aprendizagem nas áreas de matemática, informática e robótica.

O Professor Illyushin Zaak Saraiva, coordenador do Projeto “Extensão, Pesquisa e Desenvolvimento com a Tecnologia de Robôs Lego Mindstorms” e organizador das duas oficinas, destaca que a Robótica Pedagógica é hoje uma importante ferramenta extensionista no que diz respeito à atuação dos Institutos Federais em sua relação com escolas públicas.

“Nossos projetos são voltados ao desenvolvimento da Robótica Pedagógica, que é um ramo moderno da Robótica, inspirado nas ideias do famoso cientista Sul Africano Seymourt Papert, falecido no ano passado. Segundo essa vertente proposta por Papert, na época em que vivemos nada atrai mais o interesse de crianças e adolescentes para a ciência do que as tecnologias da informação e comunicação, especialmente a informática e a robótica”, explica Zaak Saraiva, cujo projeto é mantido com recursos do próprio Campus Luzerna.

Na primeira oficina, realizada com a Tecnologia Arduíno, foi apresentado um Robô inteiramente construído no Campus Luzerna, sob orientação do Professor Ricardo Antonello. O Robô, batizado carinhosamente de “Pai de Família” pelos estudantes do IFC, foi construído com uma placa de Arduíno Uno de baixo custo e de fácil montagem e programação.

“A tecnologia Arduíno foi criada na Itália, em 2005, pelo pesquisador Massimo Banzi, que queria ensinar eletrônica e programação para alunos de outras áreas. Basicamente, o Arduíno é uma plataforma de hardware livre, projetada com um microcontrolador Atmel AV e que pode ser fabricada em qualquer país por um baixo custo, sendo muito utilizada hoje nas universidades e centros de pesquisa, e também para prototipagem industrial”, afirma Antonello.

Arduino_31-03-2017_Escola_NS_Lourdes_ (15)O Professor Ícaro Ilo Silva, que coordena o projeto de Robótica Pedagógica com Arduíno, no Campus Luzerna – mantido com recursos da Reitoria do IFC – ressalta que a construção de robôs pedagógicos com Arduíno é cada vez mais usada em Universidades e Escolas Técnicas devido ao seu baixo custo e praticidade e, sobretudo, pelo interesse que despertam nos jovens.

“É impressionante o quanto as crianças e adolescentes tendem a melhorar o seu desenvolvimento e desempenho acadêmicos a partir do momento em que passam a realizar os experimentos e construir os robôs através de projetos como este”, afirma Ícaro.

A segunda oficina realizada teve como foco a Tecnologia de Robôs Lego Mindstorms, desenvolvida pelo gigante dinamarquês Lego, que desenvolveu uma linha de Robôs Pedagógicos utilizada em todo o mundo. 

Rafael Garlet, outro professor envolvido nos dois projetos, explica que a linha Lego Mindstorms foi desenvolvida com base nas ideias do próprio precursor Symourt Papert, que inclusive auxiliou a empresa Lego no início do Projeto.

“O nome Mindstorms, que significa ‘tempestade de ideias’, foi baseado no nome de um dos livros de Papert, chamado ‘Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas‘, em que ele teve a ideia genial do chamado ambiente único de aprendizado baseado em computação”, afirma Garlet.

Segundo Garlet, a vantagem dos Robôs Lego Mindstorms é que, uma vez adquiridos os Kits da empresa Lego, não são necessários quaisquer conhecimentos de eletrônica para que os estudantes possam montá-los ou programá-los: “basta encaixar as peças incluídas no Kit Lego e os estudantes podem montar quase qualquer tipo de robô; desde robôs com formato de carros, que podem se locomover de forma autônoma, até mesmo pequenos robôs para competições de Sumô, ou ainda robôs capazes de levantar objetos”, explica Garlet, que até 2015 era o coordenador do projeto com Lego do IFC Luzerna e teve participação fundamental na vitória do robô “Overlord”, que conquistou a medalha de prata da competição de sumô na feira Face 2014, em Chapecó-SC.

Dois Robôs Lego Mindstorms da modalidade “seguidor de linha” foram utilizados nas oficinas desenvolvidas na Escola Municipal N. S. de Lourdes, os quais foram batizados pelos alunos do IFC de “Rústico” e “Comandante“.

LEGO_31-03-2017_Escola_NS_Lourdes_ (5)Ruan Becker, aluno do Ensino Médio Integrado em Técnico em Automação Industrial, é o bolsista do projeto de Robótica Pedagógica com Lego. do IFC de Luzerna, desde 2015 e preocupa-se com a continuidade do projeto: “estou me formando no curso técnico esse ano e pretendo continuar no IFC de Luzerna estudando Engenharia. Contudo, é necessário que encontremos novos alunos dos cursos técnicos interessados em manter e dar continuidade ao projeto”, salienta Ruan.

Os dois projetos têm previsão de realizar oficinas de robótica pedagógica em várias cidades do meio-oeste catarinense neste primeiro semestre de 2017, além de uma oficina a ser realizada no Estado do Piauí em maio próximo.

O Professor Raphael Neves, também membro ativo dos dois projetos, prevê a criação de uma rede de cooperação entre o IFC de Luzerna e as escolas públicas da região: “é nossa intenção trabalhar com pequenos grupos de voluntários em cada escola, professores e alunos, para a realização de treinamentos aprofundados visando à formação de um grande grupo de Robótica Pedagógica regional. Futuramente, toda a região lucrará com essa iniciativa”, completa Neves.

Finalmente, o aluno Matheus Lacerda, do Curso de Engenharia de Controle e Automação, comemora: “Foram quase dois meses de preparação para que essas oficinas acontecessem. Todos nós, alunos e professores, nos preparamos muito e posso relatar que devido ao projeto de Arduíno, ao qual estou vinculado, além da oportunidade que tive de aprender muito sobre a robótica pedagógica, e até mesmo melhorar meus conhecimentos sobre a programação em Arduíno, meu desempenho no curso de Engenharia melhorou como um todo”.

Além dos professores e alunos já relacionados, integram aos projetos os alunos de Engenharia de Controle Automação Luiz Guilherme Menezes, Thiago Tavares, Maycon Brand, João Scheurich e Matteus Ouverney.

Roberto Carlos Rodrigues, Coordenador de Extensão do Campus Luzerna, esteve presente durante a realização das duas oficinas e é um dos artífices da parceria IFC / Prefeitura de Joaçaba. “Vejo com muito bons olhos a capacidade dos nossos professores e alunos do Campus Luzerna em estabelecer parcerias com os mais diversos setores. Os dois projetos de Robótica Pedagógica são exemplos dessa capacidade, pois com a ação da Coordenação de Ensino Fundamental foi possível localizar exatamente quais as escolas e quais as turmas mais adequadas para participar das oficinas. Nosso campus também estabelece dezenas de parcerias com organizações do setor privado, com um foco especial para o Arranjo Produtivo Local Metalomecânico de Joaçaba”, afirma Roberto.

Escolas interessadas em participar dos projetos de Robótica Pedagógica podem entrar em contato com a Coordenação de Extensão do Campus Luzerna, pelo (49)3523-4331 ou pelo e-mail: extensão@luzerna.ifc.edu.br .

***
Illyushin Zaak Saraiva
Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
Instituto Federal Catarinense (IFC) –
Campus Luzerna

**Fotos: Arquivo pessoal.