Trabalhos do IFC Luzerna são destaque no 39º Seminário Nacional de Forjamento – SENAFOR

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

O curso superior de Engenharia Mecânica do Instituto Federal Catarinense (IFC) campus Luzerna foi representado pelo Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metalúrgicos (Labemm) no 39º Seminário Nacional de Forjamento – SENAFOR, entre os dias 2 a 4 de outubro, em Porto Alegre – Rio Grande do Sul. Estiveram no evento os alunos Felipe Canal, Matheus Alves, Mateus Pasine; os egressos Ghisana Fedrigo e Cristiano Turra, bem como o professor Mario Wolfart.

Com 2 trabalhos publicados e um pôster, a equipe do Labemm teve uma grande participação no evento internacional. O professor Mario Wolfart também foi coordenador de sessão.

“O campus Luzerna se destaca por levar alunos de graduação em um evento considerado de grande importância no âmbito internacional. Sem dúvidas, esses estudantes trarão uma bagagem significativa para a vida e para a execução de novas pesquisas”, afirmou o professor Mario Wolfart.

Confira abaixo a lista de trabalhos apresentados pelos estudantes e respectivos professores-orientadores:

Nanotubos de TiO2 sintetizados pelo processo de anodização / TiO2 nanotubes synthesized by anodic process”. Autores: Ghisana Fedrigo, Mário Wolfart, Alexandre Rocha, Poliana Listone, Mateus Pasini

Martêmpera em banho SN eutética: avaliação da influência do tratamento térmico no aço ferramenta AISI D6/ Martempering in bath Sn eutectic: evaluation of the heat treatment in the tool steel AISI D6. Autores: Felipe Canal, Mario Wolfart, Guilherme Cavali e Mateus Pasini.

Caracterização microestrutural de aço multifásico bainítico para forjamento com reagente LEPERA / Microstructural chacterization of bainitic steel for forging with LEPER etching. Autores: Matheus Alves, Mario Wolfart, Alexandre Rocha, Cristiano Turra, Diego Simões.

Texto: Cecom/Campus Luzerna/Sâmia Cardeal
Imagem: LABEMM