Com o objetivo de mostrar a capacidade técnica do Instituto Federal Catarinense (IFC) campus Luzerna no atendimento de demandas dos Arranjos Produtivos Locais e suas potencialidades, o professor do IFC Rodrigo Costa recebeu, nesta sexta – feira (25/10), os colaboradores da empresa Fundimet Indústria e Comércio Ltda, Jaison Bettoni (Gerente Comercial) e Alexandre Martins (Engenheiro Metalúrgico), empresa que atua na área de fabricação de peças mecânicas constituídas de ferro fundido cinzento e nodular.
Na oportunidade, foram visitados os laboratórios: Metrologia e Controle de Qualidade, Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metalúrgicos-LABEMM, Processos Metalúrgicos e Projetos Mecânicos.
Para o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Mario Wolfart, receber os representantes foi uma grande oportunidade para mostrar a capacidade técnica do IFC Luzerna no atendimento das demandas dos arranjos produtivos locais (APLs) com relação a: caracterização mecânica, química e metalúrgicas de materiais metálicos ferrosos e não ferrosos; medição dimensional de peças e camadas de revestimentos; estudo dos processos de fabricação soldagem, usinagem, conformação mecânica e fundição; e estudo dos tratamentos térmicos e termoquímicos para endurecimento de superfícies metálicas.
“Todos os professores do departamento de Engenharia Mecânica do IFC Luzerna atuam junto ao Laboratório de Ensaios Mecânicos (LABEMM). Estamos apto a atender demandas do APL com agilidade e alta capacidade técnica. A proximidade com empresas do meio oeste catarinenses reduz o tempo de atendimento”, falou Wolfart.
Após a visita, os colaboradores da empresa FUNDIMET manifestaram interesse na estrutura e nos serviços ofertados pelo IFC Luzerna e destacaram a importância da visita para evidenciar a capacidade técnica do IFC Luzerna em atendar as demandas da empresa.
De acordo com o Engenheiro Metalúrgico Alexandre Martins, as instalações dos laboratórios são muito boas. Os equipamentos são novos e os procedimentos de treinamento e manutenção são seguidos com frequência.
“A FUNDIMET tem forte interesse em realizar ensaios de tração em peças de ferro fundido nodular, medição de espessura de camada de tintas e análise da resistência a tração de machos para fundição em areia cold box, falou Martins.
O Gerente Comercial Jaison Bettoni ressaltou os equipamentos de qualidade que emitem relatórios técnicos e laudos conforme metodologia de normas técnicas, para certificação de produtos e processos de fabricação.
“As emissões de laudos favorecem a realização de serviços com o IFC Luzerna, pois os laboratórios qualificados, os quais normalmente atendem a FUNDIMET encontram-se no litoral catarinense, cuja logística de atendimento além de aumentar o custo da análise, também aumenta o tempo de recebimento dos resultados das análise. A possibilidade de efetuar pagamento por serviços prestados via Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária – FAPEU, com atendimento mais rápido, torna mais fácil as negociações entre a gerência Administrativa da empresa e IFC Luzerna”, concluiu Bettoni.
Para o professor Rodrigo Costa foi satisfatório observar, no final da visita, que os colaboradores da FUNDIMET demonstraram confiança no Laboratório de Ensaios Mecânicos para atender suas principais demandas de análises técnicas. “Isso é um indicativo que outras empresas, de outros setores econômicos, precisam conhecer as instalações e metodologias de trabalho de todos os laboratórios do IFC Luzerna, para desenvolvimento de atividades conjuntas com os APL’s”, falou Costa.
Texto: Cecom/Campus Luzerna/Sâmia Cardeal
com a colaboração do Professor Rodrigo Costa
Foto: Sâmia Cardeal