Nos dias 28 e 29 de novembro, o Instituto Federal Catarinense (IFC) campus Luzerna receberá a visita de especialistas do Ministério da Educação (MEC) para a avaliação in loco do curso de graduação em Engenharia Mecânica.O reconhecimento do curso é condição necessária para a validade nacional dos diplomas emitidos pela instituição.
Os avaliadores cadastrados no órgão estarão no campus Luzerna por dois dias. Nesse processo de avaliação, o campus será avaliado em três dimensões: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e técnico-administrativo e as instalações físicas oferecidas pela instituição.
A avaliação do MEC serve como referência para que, tanto as instituições de ensino melhorem a qualidade dos cursos oferecidos visando a excelência, quanto os alunos tenham parâmetros para fazerem boas escolhas para suas carreiras.
Os resultados dessas avaliações podem ser consultados no indicador de qualidade das IES, o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado).
Cursos do campus Luzerna avaliados pelo MEC
Em 2015, o IFC campus Luzerna recebeu conceito 4 para o curso superior em Engenharia de Controle e Automação. Implantado em 2011, foi o primeiro bacharelado ofertado pelo campus.