No início do mês de abril, o diretor do Instituto Federal Catarinense de Luzerna, professor Eduardo Butzen, esteve no Salão de Atos do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), para realizar uma doação de álcool em gel e protetores faciais.
De acordo com o diretor do IFC, quinze dias antes dos decretos instituídos pelo Governo do Estado de Santa Catarina, a instituição já havia começado a produzir álcool em gel, com o objetivo de promover a cultura da higiene e higienização pessoal dos alunos e servidores.
— Como as atividades de ensino foram suspensas, e com a capacidade de produzir álcool no estoque sem os alunos a gente passou a doar o que tínhamos produzidos, para as entidades que estão fazendo essa linha de frente no enfrentamento da Pandemia — explicou Butzen.
O professor ainda destacou que num segundo momento, sabendo que a viseira de proteção facial era um EPI muito eficiente no combate da transmissão, principalmente para os profissionais da saúde, e a partir de um movimento na internet que disponibilizou o arquivo, que construía o suporte dessa máscara numa impressora 3D, tendo os insumos, a mão de obra e percebendo a necessidade da região o IFC mobilizou esforços para fazer a produção desses materiais e na medida do possível distribuir à central de triagem, ao hospital, postos de saúdes de Herval, Joaçaba e Luzerna.
O diretor do HUST, professor Alciomar Marin, agradeceu as doações e destacou que a colaboração e a solidariedade são importantes ferramentas no combate dessa Pandemia.
—Nossa missão é salvar vidas, nesse momento todo o apoio e ajuda são bem-vindos para o enfrentamento desse vírus. Nossos profissionais atuam na linha de frente na prevenção e no combate do COVID19, por isso é imprescindível que tenham todo o suporte necessário para realizarem suas atividades da melhor forma possível — finalizou Marin.
Foram doados 20 unidades de álcool em gel e 10 protetores faciais (viseiras).
Fonte: HUST