Inscrições para o segundo semestre do Programa de Auxílios Estudantis estão abertas até 05/08

quarta-feira, 22 de julho de 2020

O prazo para inscrições e entrega de documentos para o Programa de Auxílios Estudantis (PAE) do IFC, com validade para o segundo semestre de 2020, teve início nesta quarta-feira (22) e seguem até o dia 5 de agosto. O procedimento é feito pela internet, em duas modalidades:

• MODALIDADE 1: Destinada aos estudantes que obtiveram a análise socioeconômica deferida pelos editais do PAE publicados em 2018 e 2019, sejam aqueles que receberam auxílio estudantil ou os classificados em lista de espera, desde que não tenham sido desligados do PAE e que não tenham alteração na condição socioeconômica e no grupo familiar. Neste caso, o envio do questionário socioeconômico de renovação (ANEXO I) e do atestado de matrícula no IFC será realizado exclusivamente em meio eletrônico, por meio do Formulário da Modalidade 1.
  • MODALIDADE 2: Destinada aos estudantes pré-cadastrados no 2º semestre (confira aqui a lista) e aqueles que realizaram o pré-cadastro no 1º semestre, mas não conseguiram realizar a entrega dos documentos ou ficaram com documentação faltante. Para estes, o envio do questionário socioeconômico (ANEXO II) e de toda a documentação obrigatória deverá ser realizado exclusivamente em meio eletrônico, por meio do Formulário da Modalidade 2. O estudante inscrito na Modalidade 2 do Edital nº 04/2020, que realizou o pré-cadastro no 1º semestre e não conseguiu realizar a entrega dos documentos ou que ficou com documentação faltante, deverá enviar todos os documentos, de acordo com a realidade atual.

É importante observar que estudantes que já são atendidos pelo PAE ou estão em lista de espera no 1º semestre não necessitam realizar inscrição no 2º semestre.

Informações detalhadas sobre o processo, incluindo o cronograma de atividades, os requisitos para inscrição/renovação do Programa e os critérios de seleção, entre outras, estão disponíveis no Edital Nº 04/2020.

Sobre o PAE – O Programa de Auxílios Estudantis tem como objetivo criar condições de acesso e aproveitamento pleno da formação acadêmica aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O PAE oferta três categorias de auxílios:

Auxílio-Moradia: destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que necessitam de complementação financeira para custear suas despesas de aluguel, em razão do ingresso no IFC, e que sejam provenientes de outros municípios ou de zonas rurais distantes, para que possam residir nas proximidades do campus. O auxílio é de até R$ 300,00 mensais, ofertado em 7 parcelas, referentes aos meses de agosto de 2020 a fevereiro de 2021.

Auxílio-Permanência I: destinado a estudantes em situação de extrema vulnerabilidade socioeconômica, prioritariamente aos que apresentarem IVS de até 360, e que necessitam de complementação financeira para custear suas despesas no IFC, visando, assim, à permanência e ao êxito escolar/acadêmico. O valor é de R$ 400,00 mensais, ofertado em 5 parcelas, referentes aos meses de agosto a dezembro de 2020.

Auxílio-Permanência II: destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que necessitam de complementação financeira para custear suas despesas no IFC, visando, assim, à permanência e ao êxito escolar/acadêmico. O valor é de R$ 200 mensais, ofertado em 5 parcelas, referentes aos meses de agosto a dezembro de 2020.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller e Rosiane Magalhães
Imagem: Cecom/Reitoria/Poliana Souza