Os dois cursos superiores do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Luzerna, receberam conceitos positivos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A avaliação contemplou as graduações de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica que receberam nota 4. Os cursos são classificados em uma escala de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima. Os dados estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação.
O resultado mostrou o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Campus Luzerna. Para o coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação, o professor Giovani Pasetti, é gratificante ver que nossos esforços estão sendo recompensados com a formação de engenheiros qualificados para o mercado de trabalho.
“Uma das razões do bacharelado de Engenharia de Controle e Automação ter alcançado a nota 4 no Enade é a união existente entre os docentes do curso. A nossa equipe é comprometida e sempre preocupada com o bem comum do curso. Outra razão é a nossa infraestrutura em laboratórios e equipamentos, que ano após ano, vem melhorando gradativamente, apesar de todos os desafios que o ensino público vem enfrentando. Méritos também para os alunos que se dedicaram e apresentaram um desempenho na avaliação do curso acima da média do Estado de Santa Catarina e do Brasil,” destacou Pasetti.
O Coordenador do curso de Engenharia Mecânica, o professor Mario Wolfart, ressaltou que o IFC Luzerna possui estrutura laboratorial diversificada e totalmente equipada para garantir atividades práticas que complementam e colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Isso permite a experiência do aluno em atividades comuns à profissão e o exame além de verificar o aprendizado dos alunos, mostra como o IFC se organiza para oferecer uma educação gratuita e de alto nível”, concluiu Wolfart.
Enade
O Enade é componente curricular obrigatório e avalia o desempenho dos estudantes que estão concluindo a graduação. A partir desta avaliação, os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são calculados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Rede Federal
A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é um dos principais destaques do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Em uma escala de 1 a 5, 41% das instituições tiveram nota 4 e 11% conseguiram alcançar o conceito máximo. Em nível de comparação, 30% das universidades brasileiras alcançaram a nota 4 e 11% delas a nota 5.
CECOM Luzerna