Os seis bolsistas do projeto IF Mais Empreendedor, do Instituto Federal Catarinense – Campus Luzerna, visitaram, no dia 23/6, à Incubadora Tecnológica de Luzerna – ITL, onde atualmente existem 36 Startups em funcionamento.
Os alunos do IFC, que passaram por um processo de seleção no mês de maio, estarão desenvolvendo diversas atividades relacionadas ao redirecionamento estratégico dos processos e atividades das empresas incubadas, utilizando especialmente as técnicas de prospecção geoeconômica, com vistas a encontrar novos clientes para seus produtos, sejam bens ou serviços, dentro e fora do Estado de Santa Catarina.
Conforme o Professor Illyushin Zaak, coordenador do projeto IF Mais Empreendedor em Luzerna, a visita foi uma oportunidade para os bolsistas, que iniciaram suas atividades neste semestre, terem contato com a realidade das empresas incubadas na ITL. “Todas as empresas brasileiras estão superando com criatividade e inovação as dificuldades na economia pela Pandemia Covid-19″, afirma Zaak.
“Algumas das empresas incubadas na ITL tiveram forte redução nas receitas no ano de 2020, em alguns casos de até 60% em relação a 2019, como resultado da crise econômica intensificada pelo Covid-19, e é justamente na recuperação dos negócios que esperamos que os bolsistas possam contribuir”, afirma Itamar Tonetto, o diretor da Incubadora.
Na visita, além do curso ministrado pelo Professor Illyushin, os bolsistas puderam conhecer as 6 empresas incubadas que se candidataram a participar diretamente do programa, sendo elas as Startups Espaço Agro, Foccosul, Fórmula Automação, Heusy Engenharia, New Medical Technology e Soenger, criadas e administradas pelos empreendedores André Covolan, Lucas Barp, Robison Wille, Guilherme Heusy, Eduardo Tedesco e Daniel José Alves, respectivamente.
Para um dos empreendedores atendidos pelo projeto e ex-aluno do Campus Luzerna, Lucas Barp, a visita foi fundamental para conhecer os bolsistas que nos auxiliarão as startups nestes próximos meses. “Pelo perfil de cada um, pudemos ver que são alunos excelentes, a maioria deles com ótimas notas e também com experiências anteriores em projetos de pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico junto a professores do IFC Luzerna”, falou Barp.
Os discentes ainda puderam conhecer o Laboratório IF Maker Luzerna, recém criado pelo Campus Luzerna com apoio do MEC e da Prefeitura Municipal de Luzerna, que também conta com um efetivo de bolsistas, estagiários e servidores do IFC, sendo coordenado pelo professor Rodrigo Costa.
“Nossa expectativa é que a atuação do IF Maker, não à toa instalado dentro da Incubadora de Luzerna, juntamente com os bolsistas do IF Mais Empreendedor e com os empreendedores locais, traga como fruto uma grande interação de ideias de novos produtos, processos e serviços entre os estudantes, as Startups, e as empresas do APL de Luzerna, fortalecendo ainda mais o nosso ecossistema de inovação”, ressaltou Costa.
No final da tarde, os bolsistas foram convidados pelo Diretor da ITL, Itamar Tonetto, a conhecer o Polo Inovale, situado a poucos quilômetros, na vizinha Joaçaba, onde foram recebidos pela Assessora de Imprensa, Luana Martins.
“Foi uma experiência maravilhosa pra mim, que estou começando minha carreira agora. Espero aprender muito com as empresas incubadas na ITL, em sua maioria criadas por alunos e ex-alunos de Engenharia do IFC Luzerna, como eu. No futuro, minha expectativa é me tornar uma profissional diferenciada, agregando não apenas a experiência técnica na área de Engenharia mas, sobretudo, a experiência de estar num local que respira inovação todos os dias”, comentou Tauane Stortti, uma das bolsistas, que é aluna do Curso de Engenharia Mecânica.
Para o Diretor Geral do Campus Luzerna, Eduardo Butzen, o evento confirma a liderança do campus na Inovação Tecnológica: “Temos orgulho em dizer que somos uma instituição que cumpre muito bem todas as funções previstas aos Institutos Federais, nos destacando no Ensino, Pesquisa e Extensão, e também na Inovação Tecnológica. Basta ver a presença de alunos e ex-alunos de nosso campus atualmente incubados na ITL”, destaca Butzen.
Bolsitas
Os alunos do IF Mais Empreendedor contam com bolsa custeada pelo MEC através da FADEMA, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico, ligada ao IF Sul de Minas.
Os bolsistas do IF mais Empreendedor com atuação prevista no âmbito do Projeto até dezembro de 2021, são: Júlia Ferreira de Oliveira e Ana Julia Lovatel, do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, Tauane Stortti e Pedro Paulo Bernardo, do Curso de Engenharia Mecânica, e Lucas Retamar e Lorena Jarske, do Curso de Engenharia de Controle e Automação.
IFC Luzerna