Menu principal
 

IFC organiza retorno gradual das atividades presenciais

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Volta-as-aulas-1024x601.jpegAos poucos, o Instituto Federal Catarinense (IFC) está retomando as suas atividades presenciais. Com a melhora do quadro pandêmico em algumas regiões de Santa Catarina, alguns campi do IFC já são capazes de colocar em prática o Plano de Contingência elaborado pelo Instituto para organizar o retorno gradual à presencialidade.

De acordo com o boletim divulgado no último dia 5 pelo Comitê de Crise criado pelo IFC para lidar com questões relativas à pandemia de Covid-19, os campi de Concórdia, Ibirama, Rio do Sul, Blumenau, Brusque e Abelardo Luz avançaram para a fase 2 do Plano de Contingência, que prevê as seguintes providências:

  • Atividades de ensino, pesquisa e extensão continuam, prioritariamente, de forma remota;
  • Ocorrem atividades de acolhimento aos servidores e alunos, especialmente ingressantes,
  • ressignificando o papel da escola e proporcionando momentos de reflexão sobre as mudanças na cultura escolar;
  • Ocorre a liberação de laboratórios de informática e outros espaços compatíveis para estudantes que tiveram dificuldades de acesso às Atividades de Ensino Remotas (AERs);
  • Ocorrem algumas atividades práticas e avaliativas (cuja presencialidade seja imprescindível para a sua realização);
  • Ocorre a liberação parcial da moradia estudantil para as modalidades e níveis que retornam nesta fase (máximo de 20% das vagas disponíveis).

Já os campi de Santa Rosa do Sul, Sombrio e Luzerna avançaram para a fase 3 do Plano. Dividida em três etapas, esta fase estabelece o retorno das atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão — com prioridade para aquelas que não puderam ser realizadas de maneira remota. As unidades citadas estão na fase 3.1, descrita no documento da seguinte forma:

“Somada às atividades liberadas na fase 2, estará liberada a ampliação das práticas e atividades teóricas. Também estarão autorizadas as atividades presenciais em estágios obrigatórios no espaço físico do campus. A moradia estudantil poderá ser disponibilizada para alunos que retornam nesta fase, no limite de 30%”.

CLIQUE AQUI E ACESSE O BOLETIM Nº 031, DE 05/08

O avanço dos campi na aplicação do Plano de Contingência é determinado pelo Comitê de Crise, com base em dados sanitários analisados semanalmente por seu Subcomitê Científico — órgão criado especificamente para monitorar e consolidar as informações sobre a pandemia e subsidiar as decisões do Comitê. A avaliação é feita por regiões do Estado, de acordo com uma série de indicadores – como o número de casos acumulados, a porcentagem da população vacinada e os índices de ocupação de leitos e de letalidade da doença, entre outros.

“Recentemente, foi aprovado um esquema de pontuação para estes indicadores. Cada um recebeu um determinado peso; após o processamento dos dados, a região da saúde onde um determinado campus está inserido precisa somar 15 pontos para avançar de fase”, conta a vice-coordenadora do Comitê de Crise e coordenadora do Subcomitê Científico, Bárbarah Sorgetz. “Foi o que aconteceu nas regiões Meio Oeste e Extremo Sul, onde estão os campi de Luzerna, Santa Rosa do Sul e Sombrio, na avaliação do dia 22/07; na semana seguinte, as regiões Alto Uruguai Catarinense e Xanxerê, onde estão os campi Concórdia e Abelardo Luz, puderam avançar para a Fase 2″.

“Nesta semana, o mesmo ocorreu com as Regiões Médio Vale do Itajaí e Alto Vale do Itajaí, fazendo com que Blumenau, Brusque, Reitoria, Rio do Sul e Ibirama ativassem a Fase 2”, prossegue Bárbarah. “E, como Luzerna, Sombrio e Santa Rosa do Sul completaram 14 dias na fase 2 (e possuem a pontuação necessária), avançam para a fase 3.1”.

Vale ressaltar que o monitoramento dos dados sanitários é constante.  Se os indicadores apontarem piora do quadro geral da pandemia no estado, o Plano de Contingência prevê que as unidades não avancem mais de fase — podendo até mesmo retroceder de patamar — e que haja a suspensão de atividades presenciais que tiverem sido colocadas em prática.

Retorno à presencialidade e organização dos campi

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_0108-1-1024x683.jpgAlém de determinar a viabilidade do retorno das atividades práticas de acordo com os dados epidemiológicos, como visto acima, o Plano de Contingência também orienta os campi sobre as deliberações necessárias para a retomada. Tais providências são definidas por documentos complementares, chamados “Procedimentos Operacionais Padrão” (POPs), que contêm recomendações sobre áreas específicas, tais como Moradia Estudantil, Serviços de Alimentação, Limpeza de Ambientes e Bibliotecas, entre outras. Com base nessas informações, o Sistema de Comando Operacional (SCO), estabelecido em cada unidade para executar estes encaminhamentos, pode se organizar e montar seu plano de ação.

“As atividades escolares liberadas em cada fase podem ser consultadas no Apêndice D do nosso Plano de Contingência. Por exemplo: na Fase 2, deverão ocorrer ações de acolhimento; para tanto, o POP das Atividades Escolares indica que deverá ser feito o levantamento dos estudantes que querem optar pelo presencial ou por manter as AERs”, explica Bárbarah. “A partir daí, decisões detalhadas, como quais turmas/disciplinas serão chamadas, são de responsabilidade do SCO de cada campus“.

Assim sendo, cada um dos campi para os quais o retorno da presencialidade está previsto em alguma escala já está organizando seus preparativos para implantar as medidas do Plano de acordo com suas realidades. Acompanhe abaixo o trabalho realizado em cada uma das unidades:

Abelardo Luz

Em se mantendo os índices sanitários positivos, o retorno gradual da presencialidade no campus avançado terá início no dia 08/09, em sincronia com o início do semestre letivo. De acordo com a professora Dalila Leão, integrante da SCO de Abelardo Luz, seis disciplinas das turmas de 2º e 3º anos do Integrado serão reiniciadas presencialmente, com os docentes e estudantes que estiverem habilitados a retornar (levando em conta fatores como status de vacinação e grupos de risco, entre outros). As demais disciplinas permanecerão em modalidade remota. Como o período de AER priorizou o trabalho junto à comunidade (parte essencial do currículo do curso de Agropecuária do campus, baseado na Pedagogia da Alternância), não houve muitas disciplinas práticas represadas na unidade.

Blumenau

campus Blumenau prepara o retorno gradual das atividades  presenciais para o dia 8 de setembro, após o final das férias escolares. O protocolo de retomada inclui providências como numero reduzido de alunos nas salas de aula e laboratórios (com carteiras afastadas), divisórias de acrílico entre as mesas dos refeitórios, cartazes informativos e a utilização de materiais de prevenção — máscaras, álcool em gel e medidores de temperatura. Confira abaixo uma matéria completa sobre o trabalho na unidade:

Campus Blumenau prevê retorno presencial gradual a partir de setembro

Brusque

As atividades relativas à fase 2 serão realizadas no campus a partir do início do próximo semestre letivo, no dia 08/09. Até lá, será feito um levantamento entre servidores e alunos para saber quem tem a pretensão e/ou capacidade de retornar presencialmente e quem deseja permanecer com atividades remotas. Mais detalhes no informe abaixo:

Atividades Presenciais (Fase 2) – IFC Brusque

Concórdia

No campus Concórdia, os cursos superiores de Medicina Veterinária e Engenharia de Alimentos deram início a algumas aulas presenciais; mais especificamente, às disciplinas práticas que não puderam ser realizadas de forma remota. As atividades serão conduzidas com turmas reduzidas, respeitando o limite de 20% de ocupação da unidade e as regras de segurança — como a obrigatoriedade do uso de máscaras e álcool em gel. Os setores de atendimento essenciais ligados ao ensino retomam o atendimento a partir desta segunda (9), somente no período diurno. Na matéria abaixo, você acompanha mais detalhes sobre o processo:

IFC Concórdia inicia retorno das atividades presenciais

Ibirama 

Com o avanço para a fase 2 do Plano de Contingência, o campus está na fase de planejamento das atividades de retomada gradual à presencialidade. Segundo o diretor-geral, Douglas Höner, o processo terá início junto com o segundo semestre letivo, no dia 08/09, com ações de acolhimento aos servidores e estudantes. O atendimento aos alunos que recebem material impresso e que apresentaram dificuldades de acompanhamento das AER será prioridade.

Luzerna

O retorno gradual do campus teve início nesta segunda-feira (9), ainda com ações relativas à fase 2 do Plano de Contingência. Além da programação de acolhimento, a prioridade será para aulas práticas que não puderam ser conduzidas de maneira remota e atendimento a estudantes que não participaram plenamente das AER e tem atividades em aberto. No vídeo abaixo, o diretor-geral do campus, Eduardo Butzen, dá mais informações sobre o processo:

IFC Luzerna inicia retorno das atividades presenciais

Rio do Sul

O avanço do campus para a fase 2 do Plano de Contingência intensificou o planejamento do retorno gradual à presencialidade. O foco será nas atividades práticas e no acolhimento das turmas ingressantes no ano letivo de 2021. Nas próximas duas semanas, nas unidades Sede e Urbana, serão realizados simulados para testar a efetividade das ações planejadas pelo SCO. Além disso, nos dias 10 e 11 de agosto, ocorrem reuniões com os estudantes, juntamente com seus pais e responsáveis, para orientá-los sobre os próximos passos.

Santa Rosa do Sul

As atividades presenciais no campus terão início no dia 08/09 – data que marca o início do semestre letivo. O retorno será por etapas; de 8 a 21/09, haverá aulas somente no período da manhã, para os cursos de Engenharia Agronômica, Especialização em Produção Animal e Especialização em Produção Vegetal. Mais detalhes sobre o planejamento de retorno à presencialidade na unidade estão disponíveis no link abaixo:

Organização do retorno presencial – Campus Santa Rosa do Sul

Sombrio

O Campus Avançado realiza esta semana atividades de acolhimento para os estudantes ingressantes do Ensino Superior e para algumas turmas do 1º ano do Integrado, em dias separados. De acordo com o diretor-geral do campus, Lucas Barchinski, parte das aulas presenciais dos cursos de Ensino Superior serão retomadas após o recesso escolar, no dia 08/09, ainda como eventos-teste; por ora, os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio devem permanecer em AER, com a possibilidade de atendimentos presenciais semanais.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller, com informações das Cecoms Blumenau, Brusque, Concórdia, Luzerna e Santa Rosa do Sul 
Arte: Cecom/Reitoria/Andreá Santana