Aulas colaborativas e alunos mais interessados, a cultura maker está chegando às escolas de Luzerna. Nesta terça-feira, 11/4, os professores da Escola Municipal São Francisco tiveram a oportunidade de conhecer o laboratório IF Maker do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Luzerna.
À frente desta iniciativa, o professor do IFC Luzerna, Rodrigo Costa, explicou todo o projeto aos docentes da Escola São Francisco e apresentou o ambiente IF Maker, espaço que proporciona a integração de diferentes áreas do conhecimento com muitas possibilidades de parcerias.
Já na quarta – feira, 12/4, o professor Rodrigo Costa realizou um encontro com os alunos da escola municipal para explicar como o ensino maker pode formar cidadãos capazes de pensar fora da caixa.
Os professores e alunos ficaram motivados com a iniciativa. O projeto tem diversas ações, como: a fabricação de peças para laboratórios; desenvolvimento de pesquisas; produção de materiais didáticos, entre outros. Através deste laboratório, os alunos e a comunidade poderão contar, por exemplo, com equipamentos como impressoras 3D e materiais de robótica, permitindo o envolvimento de toda comunidade.
Atenta a todos os detalhes do projeto, a aluna Natália Diehl, de 11 anos, já está ansiosa para participar das atividades.“ Vamos sair um pouco da sala de aula e fazer atividades diferentes”, destacou Diehl.
O IFC Luzerna tem um laboratório bem equipado, que funciona na Sala 2 do centro de Eventos São João Batista de Luzerna – SC, pronto para oferecer ao aluno uma aula mais engajadora que estimula a criatividade.
CECOM – IFC Luzerna
Fotos: