Projetos inovadores do IFC Luzerna são aprovados no Programa Centelha da Fapesc

sexta-feira, 27 de maio de 2022

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é CENTELHA.jpgCom a divulgação dos resultados da 1ª Fase do Edital Centelha 2021 pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), no dia 16/05/2022, o IFC Campus Luzerna se sagrou mais uma vez como expoente no empreendedorismo de base universitária em Santa Catarina.

Nesta edição os alunos do IFC aprovaram 5 ideias relacionadas a novos produtos, processos e serviços de base tecnológica que, caso sejam aprovados na última fase do concurso, serão premiados com mais de R$ 80 mil para desenvolvimento dos produtos e implementação de empresas para sua exploração comercial.

Segundo o Professor Illyushin Zaak, coordenador do Laboratório de Educação Empreendedora do IFC Luzerna, foram muitos meses de preparação e estudo. “Cada uma das ideias contempladas foi profundamente lapidada, tanto em termos de viabilidade técnica quanto em relação à demanda pelos produtos e ao seu potencial de mercado”, destacou.

Confira as ideias vencedoras da primeira fase:

1.  FarmEcoGas ( Paulo Ishihara, Harlen Pinheiro e Jean Chaves)
  2. Z1-5 ciclismo interativo (Darlan Klotz, Clécio Jung e Mauro Pagliosa)
  3. TurboHouse (Cláudio Stoffel, Guilherme Lisot e Leonardo Sutil)
  4. Book-Research (Ana Helena Guerra, Vitor Prando e Laura Ransan)
  5. MoonInvest (Gustavo Florêncio)

Além destas, outras três ideias foram aprovadas por alunos egressos do IFC Campus Luzerna, são elas: Controle de Nutrição Animal, escrita pela ex-aluna do curso Técnico em Segurança do Trabalho Bruna Ferranti; Análise predititva score saúde, submetida pela aluna recém-formada no curso de Engenharia de Controle e Automação Letícia Savaris, e Full Invest Game, apresentada pela aluna recém-formada no curso Técnico em Segurança do Trabalho Lavínia Lazzarotti.

Para o Professor Eduardo Butzen, Diretor Geral do Campus Luzerna, o resultado é consequência do investimento em Educação Empreendedora feito pelo Campus desde 2015, que já resultou em dezenas de novas empresas, além de diversos prêmios em concursos estaduais, como a Sinapse da Inovação, que na edição de 2017 viu 5 alunos do IFC Luzerna premiados com R$ 100 mil cada um para iniciar suas novas empresas na Incubadora Tecnológica de Luzerna.

“No IFC, temos por missão a formação integral, ampla, para que o estudante perceba e desenvolva suas potencialidades, de forma autônoma e cidadã. Por consequência, tornar-se-á um cidadão crítico, capaz de construir seu lugar de destaque na sociedade, seja por meio do ingresso no mundo do trabalho, seja pela sequência de sua vida acadêmica e ainda, como possibilidade, o empreendedorismo e a inovação como forma de contribuir no desenvolvimento de nossa região”, afirmou Eduardo Butzen.

Já o Diretor da Incubadora Tecnológica de Luzerna, Administrador Itamar Tonetto, vê com grande ansiedade o resultado: “Estamos preparados para auxiliar da melhor forma estes alunos para que, uma vez vencedores desta edição do Centelha, abram suas empresas na nossa região, gerando empregos, impostos e renda. Para nós é um orgulho assistir mais uma grande conquista da cidade de Luzerna, que tanto se destaca em inovação”, ressaltou Tonetto.

Para o Professor Ricardo Antonello do IFC, que foi Diretor do Centro de Inovação de Joaçaba durante o período de submissão das propostas para o Edital Centelha e prestou total apoio à iniciativa, o resultado é fruto de uma combinação de forças. “O empreendedorismo gera emprego, renda e, portanto, desenvolvimento social, e o empreendedorismo associado à inovação aumenta ainda mais as chances de sucesso de novos empreendimentos, acelerando esse ciclo virtuoso de geração de riqueza e renda. A parceria do IFC Campus Luzerna com o Polo de Inovação Inovale justamente traz essa combinação da inovação como ponto forte do IFC, através dos investimentos em Ciência e Tecnologia, com o empreendedorismo que é marca do Polo Inovale, onde as pessoas podem encontrar toda a ajuda para desenvolverem seus negócios”, afirmou Antonello.

CECOM IFC Luzerna