IFC Luzerna realiza o Maker Faire 2022

quinta-feira, 9 de junho de 2022

O Laboratório IF Maker Luzerna, que pertence ao Campus Luzerna do Instituto Federal Catarinense (IFC), sediou, nesta quarta-feira (9/6), no prédio da Incubadora Tecnológica ITL, o Maker Faire 2022. Um evento curto, com um dia de duração, que reuniu estudantes e pesquisadores.

Participaram da programação, os alunos da Escola Municipal São Francisco de Luzerna, conduzidos pelo professor Allan Mott, e os alunos do grupo de Altas Habilidades da Escola Estadual Nelson Pedrini de Joaçaba, acompanhados pelas professora Jéssica Becker e Juciane Lorenzoni, além de dezenas de alunos do próprio IFC e de escolas da região.

O evento iniciou com palestra do professor Rodrigo Costa, que apresentou os fundamentos da Cultura Maker e seu potencial de geração de soluções inovadoras.

Conforme o professor Rodrigo Costa, foi gratificante ver surgir nos alunos o interesse pela Cultura Maker, e a curiosidade em relação aos equipamentos do laboratório. “Procuramos criar nesse público o interesse em continuar o aprendizado e a vontade de usar as máquinas do laboratório Maker para construir suas futuras invenções”, destacou Costa.

Dentro da programação, os alunos tiveram a oportunidade de participar de duas oficinas práticas com equipamentos do IFMaker, uma oficina de Prototipagem 3D usando as Impressoras 3D, e uma oficina com a máquina de Corte a Laser, guiados pelos bolsistas do IFMaker Luzerna, Matheus Cerutti, Daniel, Brenna e Tauane Stortti.

Para  Illyushin Saraiva, coordenador do IF Maker Luzerna, nesta 1ª edição, ter os alunos das escolas públicas conhecendo o laboratório foi uma grande satisfação. “ Esperamos muitas parcerias”, ressaltou Saraiva.

À noite, os alunos dos cursos Técnico em Mecânica e Engenharia Mecânica do IFC participaram de palestras com convidados especiais. Na ocasião, os professores Illyushin Saraiva, coordenador do IF Maker Luzerna e Eduardo Butzen, diretor geral do campus, e o Prof. Rodrigo Costa abordaram o histórico e as perspectivas futuras do IF Maker Luzerna.

Em seguida, o Prof. Maurício Tavares Pereira, do IFRS Campus Alvorada, abordou a Ética Ambiental e os fundamentos do Novo Paradigma Ético Ecológico que está sendo criado para que a humanidade passe finalmente a usar sua tecnologia sem agredir o meio ambiente.

IFC Luzerna