Micti 2022: evento científico e cultural reúne mais de 660 estudantes do IFC em Rio do Sul

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

A XV edição da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (Micti) do Instituto Federal Catarinense (IFC) teve início nesta quarta-feira (5), no Centro de Eventos Hermann Purnhagen, em Rio do Sul. O espaço recebe ainda o VIII IFCultura e a IV feira Epromundo. Após dois anos de realização online, devido à pandemia de Covid-19, os eventos voltam a ser realizados presencialmente em 2022. Esta edição reúne cerca de 660 estudantes e 80 servidores do IFC. O cronograma de atividades segue até sexta-feira (7).

A Micti é o evento científico mais importante do calendário acadêmico do Instituto. É uma exposição multidisciplinar na qual os estudantes do ensino médio e da graduação, oriundos de todos os campi da instituição, apresentam trabalhos de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação, desenvolvidos tanto no IFC quanto em outras instituições de ensino. É um momento de troca de conhecimentos e integração bastante esperado pelos estudantes.

Já o IFCultura é um festival cultural no qual os discentes apresentam seus trabalhos artísticos — em Artes Visuais, Dança, Música, Poesia e Teatro — e compartilham ideias e experiências com seus colegas artistas. A participação é aberta para qualquer estudante regularmente matriculado nos cursos técnicos ou de graduação do IFC. A feira Epromundo, por sua vez, tem como objetivo apresentar à comunidade os cursos, programas, projetos e ações de Inovação — e seus resultados — desenvolvidos na instituição, estimulando a inovação no processo formativo dos estudantes e preparando-os para o mundo do trabalho.

Abertura oficial – A movimentação em torno do evento teve início às 14h, com a recepção das comitivas dos campi e o cadastramento dos participantes. A cerimônia oficial de abertura, no entanto, foi realizada somente a partir das 19h30. Os trabalhos começaram com uma apresentação cultural realizada pelo Grupo de Boi-de-Mamão Raiz da Terra, de Itapema. O boi-de-mamão é uma manifestação da cultura popular catarinense que descobre, cria e recria muitas maneiras de viver a vida dentro dos bonecos, das cantigas, dos personagens e de toda a brincadeira.

Logo após, representantes da gestão do IFC e autoridades locais compuseram a mesa de abertura. Entre eles, o anfitrião e coordenador geral do evento, o professor André Kuhn Raup, diretor do IFC Campus Rio do Sul. “Enquanto Instituto Federal Catarinense, fazemos parte de uma rede pública de instituições federais de ensino que tem como missão proporcionar educação profissional, atuando em Ensino, Pesquisa e Extensão, comprometida com a formação cidadã, a inclusão social, a inovação e o desenvolvimento regional. Tais eventos colocam em evidência toda riqueza das diferentes ações desenvolvidas cotidianamente nos 15 campi e na reitoria do IFC”, destacou Raup.

Abertura oficial do evento foi efetuada pelo professor Lucas Spillere Barchinski, reitor substituto do IFC, que enfatizou a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, conforme estabelece a Constituição Federal de 1988. “Conforme a legislação, esses três pilares são inseparáveis e essenciais para a construção de uma instituição de qualidade e que atenda as necessidades dos alunos e também da nossa sociedade. Esses três conceitos são complementares, devendo, por isso, fazer parte da vida acadêmica de todos os estudantes. E a Micti, o IFCultura e Epromundo são frutos disso”, ressaltou Barchinski.

Em seguida, iniciaram as apresentações do IFCultura em diversos formatos. As atividades culturais e acadêmicas seguem até sexta-feira (7) e são abertas ao público. Acompanhe as publicações pelo Instagram no @ifc.micti

Confira as fotos do evento na galeria de fotos.

Texto e fotos: Cecoms IFC: Reitoria, Rio do Sul e Videira