XV MICTI atrai mais de 1 mil visitantes em Rio do Sul

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Superando expectativa de público, evento apresentou projetos de inovação e pesquisas de destaque nos âmbitos acadêmico e de ensino médio em diversas áreas do conhecimento. Apresentações culturais também abrilhantaram a Micti, que finalizou na manhã da última sexta-feira.

Um oásis de conhecimento e experiência proporcionado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) encantou os mais de 1 mil visitantes da XV Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica (MICTI). O evento aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de outubro, no Centro de Eventos Centro de Eventos Hermann Purnhagen, em Rio do Sul.

De acordo com o Diretor do IFC Campus de Rio do Sul, André Raupp, a quantidade de visitantes superou as expectativas e colocou em evidência as ações e projetos de ensino, pesquisa, inovação e extensão, pilares do Instituto Federal Catarinense.

Foram 204 trabalhos apresentados na Micti em diversas áreas do conhecimento, dos quais 44 receberam o selo de sustentabilidade do Núcleo de Gestão Ambiental (NGA), que incentiva e premia os trabalhos que atendem as ações de preservação do meio ambiente, relatou.

O evento ainda ganhou a adesão de escolas da região, com várias delegações prestigiando os três dias de evento. “Foi uma experiência única de aprendizado e troca de ideias entre os estudantes e toda a comunidade regional”, destacou André Raupp.

A estudante Jaqueline Mondini, do curso técnico de informática, está participando pela primeira vez da feira. Para ela, só em estar em um evento dessa magnitude, já foi gratificante. “É a primeira vez que eu venho pra Micti, e eu acho que é uma das experiências mais incríveis que eu já tive. É um ambiente totalmente diferente do que eu estou acostumada. Eu nunca estive em um evento tão grande assim” salientou ela”.

Já para Sâmia Barone, do curso de Guia de Turismo, o aprendizado do evento foi o mais significante. “Eu acho que ajuda a gente a aprender várias coisas, sobre temas diferentes. Agronegócio, ou envolvendo mais Exatas, além de interagir com outros Campi, o que é importante também na nossa formação.”

Cultura e diversão

Paralelamente à Mostra Científica, a programação incluiu diversas atrações culturais, a exemplo do “Grupo Boi de Mamão Raiz da Terra”, além de outras apresentações com dança, música e literatura através do VIII IFC Cultura, um espaço destinado às demonstrações artísticas de todos os Campi do IFC. Foram ao total 113 apresentações artísticas de música, dança, teatro, poesia e artes plásticas expostas nos espaços culturais.

Capacitações e empreendedorismo

A 4ª edição do Epromundo também surpreendeu. Ao todo, 63 experiências destacadas em estandes com intuito de trazer novidades em cursos e projetos de acadêmicos e pesquisadores do IFC que prometem transformar o futuro das empresas. “Foi um espaço de troca de conhecimento e muito enriquecedor. Quem veio prestigiar teve a oportunidade de visualizar as ações de inovações em vários projetos”, concluiu André.

Durante a solenidade de encerramento, foram entregues lembranças de participação a todos os campi e anunciada a sede da próxima edição da Micti, que será realizada em novembro de 2023, no Campus de Luzerna, no Meio Oeste Catarinense.

Acesse a galeria de fotos do evento.

Texto e fotos: Cecoms IFC: Reitoria, Rio do Sul e Videira