Professores do IFC Luzerna Recebem Prêmio Nacional da ENAP

terça-feira, 18 de abril de 2023

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é premiacao-1024x735.jpegNo último dia 10/04 os professores do Instituto Federal, Campus Luzerna, Illyushin Zaak Saraiva e Eduardo Butzen receberam o Prêmio Cidades Empreendedoras 2022, concedido pela Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, como autores do projeto “Incubadora Tecnológica de Luzerna” submetido para avaliação em setembro de 2022.

O Prêmio, que consistiu de um troféu e certificados aos membros da equipe proponente, além da quantia de R$ 250 mil destinados à Prefeitura Municipal de Luzerna, é uma iniciativa da Secretaria da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedorismo, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – MDICS, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública – Enap.

A Secretaria acredita que as boas práticas trazidas por cidades menores devem ser conhecidas, a fim de servir de inspiração para o aprimoramento de políticas públicas, tornando-as passíveis de implementação em todas as regiões do País, e diante disso, resolveu premiar iniciativas que apresentem os melhores resultados de desenvolvimento econômico, por meio de relatos de empreendedorismo que promovam a competitividade empresarial e contribuam para o crescimento econômico das cidades.

Em cerimônia realizada na Prefeitura Municipal de Luzerna, os Professores Illyushin e Eduardo, juntamente com os demais proponentes, Itamar Toneto, Ricardo Klein e Ângelo Brandalise, todos da Administração Municipal, em conjunto com o Prefeito Municipal, Ilmo Sr. Juliano Schneider, foram agraciados com certificados individuais do prêmio concedido, quando puderam tecer considerações sobre a premiação.

“O prêmio não é a mim por ter escrito o projeto, nem aos demais proponentes, mas sim a um conjunto de agentes que há 15 anos vem implementando esta iniciativa de tanto sucesso que é a Incubadora de Luzerna. Desde a gestão do ex-prefeito Norival Fiorin, que em 2009 fez o projeto da Incubadora e a inaugurou em 2010 com o apoio da FAPESC, passando pela gestão do ex-prefeito Moysés Diersmann, quando a Incubadora cresceu e se diversificou, até os próprios incubados, muitos deles alunos e ex-alunos do IFC Campus Luzerna, como Lucas Barp, Eduardo Tedesco, Robison Wille e Luiz Brandalise, que hoje geram tantos empregos em suas Startups”, asseverou o Professor Illyushin.

Já o Professor Eduardo Butzen, Diretor Geral do Campus Luzerna e um dos proponentes da iniciativa, lembrou da forte parceria do Campus do IFC com o Município de Luzerna: “Essa parceria existe desde o início do nosso campus, e está no DNA da nossa instituição, o Instituto Federal Catarinense, que através da educação profissional e tecnológica forma cidadãos para exercerem profissões de alto impacto tecnológico nas indústrias do APL de Luzerna, além de diversas iniciativas de parceria em projetos de desenvolvimento tecnológico em conjunto com as empresas locais, participando também de espaços importantíssimos com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico”, explicou Butzen.

A ENAP disponibiliza informações completas sobre o prêmio no website https://www.enap.gov.br/pt/pesquisa-e-conhecimento/concursos-e-premiacoes/1-premio-cidades-empreendedoras, e a apresentação da iniciativa de Luzerna pode ser vista no youtube através do link https://youtu.be/UhsYLxg1JVI

FONTE: Illyushin Zaak Saraiva