Projeto IF+Empreendedor: Equipe de Luzerna finaliza a etapa de Diagnóstico das Startups da ITL

quarta-feira, 31 de maio de 2023

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 03_de_maio_2023_Atividade_Inicial_Projeto_IFEmpreendedor_Luzerna-1024x576.jpegOs membros da equipe do Programa IF+Empreendedor, do Instituto Federal Catarinense, Campus Luzerna, finalizaram, nesta ultima semana de maio, a etapa de diagnóstico empresarial das Startups  participantes da edição deste ano.

Em sua segunda edição, o projeto em Luzerna foi coordenado pelo Prof. Illyushin Zaak Saraiva com o apoio dos servidores do IFC: Guillermo Caprario e Roberto Rodrigues, e 5 estudantes do IFC.

São eles Milene Machado e Eduarda Cozer, do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, Tauane Stortti, da Engenharia Mecânica, e Hugo Antunes Wayand Ferrari Pedro Henrique S. Santos da Engenharia de Controle e Automação.

“Agradeço à Setec e ao MEC pela existência do Programa IF+Empreendedor, pois assim pude ter contato com a Incubadora Tecnológica de Luzerna e as Startups ali incubadas quando fui bolsista pela primeira vez, em 2021, um processo que me deu muito aprendizado”, explicou Tauane Stortti, que participa do programa pela 2ª vez.

Em fevereiro deste ano foram selecionadas as empresas participantes, todas elas situadas na Incubadora Tecnológica de Luzerna: SulMedical Engenharia e Indústria, do empreendedor Eduardo Tedesco, a Fórmula Automação, criada por Robison Walter Wille, a Foccosul Fabricação e Automação, comandada por Lucas Barp, além da Soenger Serviços em Eletricidade, de propriedade de Daniel José Alves, da Transcal Engenharia, criada por Luiz Brandalise, e da Metalúrgica 4K, do empreendedor Samuel Cordeiro. Com exceção de Cordeiro, os outros 5 empreendedores são todos ex-alunos dos cursos de Engenharia do IFC Campus Luzerna.

“Nós da SulMedical participamos ativamente desse programa em 2021 e através dele conseguimos uma excelente colaboradora que foi efetivada na Empresa em 2022, a Ana Júlia Lovatel, que era aluna do Curso Técnico em Segurança do Trabalho”, esclarece Eduardo Tedesco, formado em Engenharia Mecânica pelo IFC Campus Luzerna.

O início da edição de 2023 do programa ocorreu no dia 03 de maio, no auditório da ITL, com a participação das empresas e bolsistas participantes, além do diretor da Incubadora,  Ricardo Klein, e da representante do SEBRAE-SC, a Agente Local de Inovação Geiza Sarturi.

Para o diretor da Incubadora, esta é uma ótima oportunidade para as empresas incubadas: “Temos a missão de apoiar as empresas hospedadas na ITL, tanto através da nossa infraestrutura, como também através de ações de assessoria gerencial e melhoria contínua dos processos, além do apoio permanente que recebemos do SEBRAE-SC. Contudo, o apoio do Campus Luzerna do IFC é especial, e a possibilidade de termos empresas assistidas por esse programa é uma grande oportunidade para todos”, destacou Klein.

Ainda segundo o Prof. Illyushin, a partir do diagnóstico finalizado em maio, estão sendo elaborados os planos de ação voltados à ampliação da carteira de clientes das Startups auxiliadas. “Queremos utilizar as ferramentas de Prospecção de Mercado para ajudar as nossas Startups da ITL a encontrar possíveis clientes no Estado de Santa Catarina. É impressionante o poder que essas ferramentas de Prospecção podem fazer, permitindo a microempresas localizar potenciais consumidores de seus produtos e serviços em municípios distantes, com os quais possivelmente não tiveram qualquer contato anterior”, esclareceu o professor.

O projeto tem duração de 7 meses, e os bolsistas participantes recebem bolsa mensal do MEC para participar.