Menu principal
 

Alunos do IFC Luzerna participam do Startup Weekend Health Joaçaba 2023

sexta-feira, 23 de junho de 2023

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Equipe_Vencedora_no_Domingo-1024x576.jpgNa noite do último domingo, 18/6, o evento Startup Weekend Health Joaçaba 2023 finalizou com uma ótima notícia para o projeto Laboratório de Educação Empreendedora, do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Luzerna. É que, ao noticiar-se a equipe vencedora, apareceu entre os líderes da mesma o nome do estudante de Engenharia de Controle e Automação, Hugo Ferrari.

O estudante, que está em sua 3ª participação do Startup Weekend, é um veterano em ações de empreendedorismo universitário pois, além de ter representado Luzerna na Competição Universitária Reuni Challenge em 2020, teve 2 projetos aprovados em 2022 no concurso Nascer, um edital de pré-incubação de empresas.

Segundo Ferrari, a experiência prévia em outras competições de empreendedorismo ajudou muito na obtenção deste resultado, mas sobretudo, o foco com o qual se dedicou nos 3 dias do evento, foi fundamental. “O Startup Weekend é um evento muito intenso. Então quando eu obtive o ingresso, já me preparei mentalmente, pois sabia que seria fundamental estar 100% focado para poder vencer”, explicou o estudante.

Criado em 2007, o Startup Weekend é um modelo revolucionário de competição de educação empreendedora no qual os participantes formam times em torno de ideias na sexta-feira à noite, e trabalham sem descanso durante o fim de semana para chegar a um pitch (apresentação de negócio) até a noite de domingo. O evento, que se espalhou pelo mundo, conta com uma equipe de voluntários que cuidam de todos os detalhes, como alimentação e materiais necessários, além de um time de especialistas em negócios que orientam as equipes participantes.

Segundo o Prof. Illyushin Zaak Saraiva, Coordenador do Laboratório de Educação Empreendedora IFC Campus Luzerna, a participação dos alunos do Campus foi mais que satisfatória. “Um dos objetivos principais do nosso projeto é a participação dos alunos nas competições de empreendedorismo universitário, como os editais Nascer e Centelha da Fapesc, o antigo edital Sinapse da Inovação e o extinto concurso do Sebrae de empreendedorismo universitário e, claro, hackatons e Startup Weekend. Nesta edição, tivemos 12 alunos do campus Luzerna participando, o que por si só já é uma vitória, pois basta imaginar o que estes alunos vão trazer para casa em termos de aprendizado. Agradeço aos organizadores do SW Health Joaçaba pela forma acolhedora com a qual nos receberam”, esclarece o Professor.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Delegacao_de_Luzerna_na_6a_feira.jpgAlém de Hugo, estiveram no Startup Weekend os estudantes Marina Roberta Santos Caldart, Igor Ferrari, Douglas Marcio Techio, Lucas Boarim Paludo, Pedro Henrique de Souza Santos, Eduardo Henrique Silveira Pires, Fabiano Rosa das Neves Junior, Gustavo Zanella da Silva, Vitória Luiza Loch Faber, Camilly Vitória Oliveira e Carla Larissa Ramos Fachin. A servidora Angella Velho, juntamente com o Prof. Illyushin, acompanhou os alunos do IFC durante todo o evento, dando o suporte necessário.

Quem também comemorou foi o diretor geral do Campus Luzerna, Professor Eduardo Butzen. “Nossos alunos que estiveram no evento representam a diversidade do IFC, pois residem em diversos municípios da região, e ao participarem no SW de uma forma tão competitiva, não apenas demonstram o comprometimento com a organização do evento, mas, sobretudo, a forte base de empreendedorismo que recebem em seus cursos, o que está na própria essência do IFC: formar de forma crítica cidadãos qualificados para o trabalho e para o empreendimento”, explica Butzen.

Para maiores informações sobre o Laboratório de Educação Empreendedora do IFC Campus Luzerna, o canal do projeto no youtube está no link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLT2EUfi6LnbPsQPX_mJbPAusScHXG8ecx