Inscrições para Vestibular Unificado UFSC – IFSC – IFC abertas até 09/10

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

As inscrições para o vestibular Unificado entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto Federal Catarinense (IFC) têm início  nesta terça-feira (05) e seguem abertas até nove de outubro. O procedimento é feito pela internet, no endereço abaixo — onde também podem ser acessados o edital do certame, o cronograma de atividades do processo e um guia de cursos das três instituições, entre outras informações:

INSCRIÇÕES – VESTIBULAR UNIFICADO 2024 – UFSC/IFSC/IFC

A taxa de inscrição custa R$ 169,00 e isenção poderá ser solicitada a partir desta terça-feira até 27 de setembro pelos candidatos que atenderem os requisitos descritos no edital do vestibular. O IFC e o IFSC disponibilizam computadores para que os candidatos que não têm acesso à internet possam fazer sua inscrição; para saber mais detalhes, entre em contato com os campi das instituições por meio dos e-mails e telefones disponibilizados no edital.

O Vestibular Unificado representa a oferta de cerca de 6.700 vagas, ofertadas em 35 municípios catarinenses e distribuídas em 200 cursos de graduação, sendo 100 da UFSC, 55 do IFSC e 45 do IFC. A pontuação mínima em cada disciplina, a relação completa dos cursos e as instituições em que serão ofertados estão entre as informações disponíveis no edital. O candidato poderá escolher apenas um curso entre os 200 oferecidos pelas três instituições. As provas serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro, das 14h às 19h.

Potencialização do Ensino Público e visibilidade

Metade das vagas ofertadas pelo IFC para o Ensino Superior serão disponibilizadas pelo Vestibular Unificado; o ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ainda estará disponível. “O IFC optou pelo Vestibular Unificado como uma alternativa ao Sisu — que, nos últimos anos, apresentou cronogramas que dificultaram a montagem de nosso calendário acadêmico — para o processo regular de ingresso dos nossos estudantes da Graduação.  E, ainda, como uma forma de potencializar o ensino público, gratuito e de qualidade no estado de Santa Catarina”, explica o coordenador-geral de Ingresso do IFC, André Zuconelli.”Também considerou-se para a decisão, a visibilidade que o IFC ganhará participando do processo unificado”.

“A Coordenação-Geral de Igresso (CGI) atuará nas decisões estratégicas do processo junto ao IFSC e a UFSC e dará todo o suporte para atendimento das dúvidas dos candidatos interessados em participar do processo”, ressalta Zuconelli. “Além do mais, a etapa de matrículas ocorrerá de forma independente em cada instituição e a CGI será responsável por organizar e planejar toda esta etapa no âmbito do IFC”, diz.

“Esse movimento demonstra, de maneira simbólica, a maturidade das instituições federais de Santa Catarina de pensar ações em conjunto que vão ao encontro do fortalecimento da educação como um bem público”, afirmou a reitora do IFC, Sônia Regina Fernandes, sobre o Vestibular Unificado. “Com isso, ganhamos não só em divulgação, como na possibilidade de nossa juventude poder escolher, entre os 15 campi do IFC, os 22 do IFSC e também os campi da UFSC, o seu curso superior, o seu futuro profissional e outras dimensões da formação humana que essa oportunidade traz”.

Texto: Comunicação/Coperve – UFSC e Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Comunicação/Coperve – UFSC