Menu principal
 

Estudantes do IFC vivenciam Ciência, Cultura e Inovação na XVI Micti

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

A XVI A Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (Micti), organizada este ano pelo Campus Luzerna, e que chegou ao fim na quinta-feira (23) — juntamente com o IX IFCultura e a V Feira Epromundo, realizados em paralelo.  Os eventos, realizados nas dependências do campus e no Pavilhão São João Batista, reuniu 446 estudantes de todo o IFC, que apresentaram 254 trabalhos científicos, 64 obras artísticas — entre Artes Visuais, Dança, Música, Poesia e Teatro — e 57 projetos de inovação e empreendedorismo. Os eventos receberam ainda 107 servidores e 149 visitantes da comunidade externa.

A abertura oficial do evento foi realizada às 17h30. A mesa de abertura contou com a presença da reitora do IFC, Sônia Regina Fernandes; da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fátima de Oliveira; da pró-reitora de Ensino, Josefa Surek; do pró-reitor de Extensão, Fernando Taques; do diretor-geral do Campus Luzerna, professor Eduardo Butzen; e do prefeito de Luzerna, Juliano Schneider. 

Durante a cerimônia, foram apresentados um teaser dos vídeos comemorativos aos 15 anos do IFC, produzidos pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom), e o lançamento do vídeo “Prevenção e Combate da Violência Contra a Mulher”, elaborado pela Comissão de Ética do IFC, em parceria com a Cecom e o gabinete da Reitora. Ao final dos trabalhos, a reitora declarou abertos os eventos. 

De acordo com a coordenadora de Pesquisa e Inovação do campus e presidente da Comissão Central Organizadora da XVI Micti, Mônia Azevedo, apesar dos desafios impostos pelas calamidades climáticas e pela infraestrutura limitada, o evento foi um grande sucesso. “Contando com uma equipe unida, entre servidores e estudantes, que teve como objetivo fazer o melhor pelos eventos. O êxito alcançado se deve ao incansável trabalho deste time que, com apoio e orientação da Direção-Geral do campus, não mediu esforços, apesar de algumas dificuldades impostas, para melhor atender aos participantes. Cada momento e participação foi único e intenso”.

Mônia deu detalhes sobre o caráter coletivo da organização do encontro. “ Para planejar os eventos, o Campus Luzerna contou com a Comissão Central Organizadora (CCO), constituída pela gestão, coordenadores de cursos e de áreas do Campus e as Pró-Reitorias para deliberações. Posteriormente, foram criadas comissões específicas para atendimento de demandas dos três eventos: Infraestrutura e Orçamento, Comunicação e Divulgação, Científica e Anais, Credenciamento e Recepção, Cerimonial e protocolos, Informática e Secretaria Geral”, conta. “Também houve comissões específicas para cada um dos eventos — Micti, IFCultura e Epromundo. Contamos ainda com o apoio dos nossos estudantes,  em uma Comissão que contou com a coordenação das bolsistas de Pesquisa e de Extensão, durante o planejamento e atendimento, contabilizando 96 estudantes envolvidos”.

Entre os participantes, a avaliação dos eventos é a melhor possível. É o que conta Rayssa Castilhos, acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Blumenau, que participou da Micti com o trabalho de pesquisa “Do Brasil que não se pára de contar: as linguagens que perpassam a interpretação da história”. “Eu compareço ao evento já há vários anos, porque sou egressa do curso de Informática integrado ao Ensino Médio. E me sinto muito realizada com todas as minhas participações, porque são momentos únicos que agregam muito à minha vida, à minha constituição como pessoa e à minha carreira profissional”, conta a estudante, que integrou também o IFCultura, cantando a música “The Time of My Life”. 

“É uma oportunidade incrível passar esse dias aqui com pessoas diferentes, de lugares diferentes, fazendo aquilo que a gente gosta”, acrescenta Ana Clara Urtado, estudante do curso de Automação Industrial do Campus São Francisco do Sul, que participou do IFCultura com o espetáculo de dança “How We Move”. 

“A presença na MICTI, na Epromundo e no IFCultura, como organizador ou como estudante, proporciona momentos de troca de experiências e conhecimento entre servidores, estudantes  e a comunidade que permanecerão na memória de cada um. Os eventos aproximam os campi e a Reitoria do IFC, bem como o IFC da comunidade, por meio do compartilhamento dos trabalhos de ensino, extensão, pesquisa, inovação e cultura desenvolvidos e apresentados”, conclui Mônia. 

Sobre os eventos

A Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (Micti) é o principal evento científico do IFC, no qual estudantes de todo o Instituto realizam apresentações orais dos trabalhos resultantes de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, em várias áreas do conhecimento, dos quais fazem parte.  

A Micti tem como objetivo divulgar à comunidade interna e externa os resultados dos desenvolvidos no IFC — bem como fomentar iniciativas inovadoras em ensino, pesquisa e extensão, valorizar os esforços da comunidade acadêmica interna e externa e oportunizar a integração entre a comunidade externa e o meio acadêmico. O evento pretende ainda contribuir para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com a ciência e a tecnologia e instigar o intercâmbio técnico, científico, ambiental, social e cultural entre o IFC e as demais instituições de ensino nacionais, favorecendo as relações pessoais e profissionais.

Paralelamente à Mostra, ocorrem também o IX IFCultura — festival cultural em que os estudantes de todos os campi apresentam seus trabalhos artísticos em Artes Visuais, Dança, Música, Poesia e Teatro — e a quinta Feira Epromundo —  evento voltado à difusão da cultura da inovação e empreendedorismo entre acadêmicos, educadores, pesquisadores, extensionistas e comunidade externa.

Confira a galeria de imagens dos três eventos no link abaixo: 

GALERIA DE IMAGENS – XVI Micti, IX IFCultura e V Epromundo

 

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller, com reportagem de Cristiane Riffel
Arte: Cecom/ Sâmia Cardeal
Fotos: Cecom/Reitoria/Carlos Pieri, Gabriela Maia e Cristiane Riffel