Evento Internacional Organizado pelo IFC traz Pesquisadores da Alemanha para Luzerna

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Na noite da última quarta-feira, 22 de novembro, a Incubadora Tecnológica de Luzerna foi o palco do evento de gala da 2ª Edição do Congresso Internacional de Propriedade Intelectual e Transferência, II CPIT. O destaque da noite foi a inspiradora palestra dos renomados pesquisadores da Ruhr West University, Alemanha, Mike Duddek, Pesquisador de Doutorado, e Saulo Henrique Freitas Seabra da Rocha, Professor de Doutorado, que compartilharam descobertas cruciais sobre os novos processos robóticos de reciclagem de lixo eletrônico desenvolvidos por eles.

O evento, patrocinado pela Fapesc através do Edital de Chamada Pública Fapesc nº 39/2021, e com apoio da Incubadora Tecnológica de Luzerna e do IFC Campus Luzerna, faz parte do projeto “Laboratório de Educação Empreendedora IFC Campus Luzerna” e contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas, entre professores, profissionais e estudantes das engenharias do IFC e da Unoesc, além de empresários do setor metalmecânico e lideranças da comunidade local.

O Prof. Illyushin Zaak Saraiva, organizador do evento e membro do corpo docente do IFC Luzerna, expressou sua gratidão pelo apoio da Fapesc e pela disposição dos palestrantes em empreender uma viagem tão desafiadora: “Nossas expectativas foram completamente superadas, e os agradecimentos vão em primeiro lugar ao colega Prof. Saulo Seabra e ao Mike Duddek por todo o esforço, mas também aos presentes que abrilhantaram nosso evento”, afirmou o Professor.

A abertura do evento contou com a presença de Paulo Sérgio Dalla Costa, vereador de Luzerna representando a Câmara Municipal, Ricardo Klein, diretor da Incubadora e Secretário Municipal, representando o Prefeito Juliano Schneider, além dos Professores do IFC Diego Simões, coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, e Mário Wolfart Jr., representando o Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metalúrgicos, Labemm. Os palestrantes também marcaram presença na mesa de abertura.

As duas palestras magnas abordaram temas relevantes. O Prof. Saulo Henrique F.S. Rocha apresentou o “Estado da Arte da Engenharia para a Reciclagem e Aproveitamento do Lixo Eletrônico em Países Desenvolvidos”, e o Pesquisador Mike Duddek discutiu a “Extração Robotizada de Recursos do Lixo Eletrônico e o Problema do Cobre”. Ambos são membros da Ruhr West University – Campus Bottrop, Alemanha.

O Prof. Saulo expressou sua surpresa ao visitar o Ecossistema de Inovação junto ao APL Eletrometalomecânico de Luzerna: “Sempre tive curiosidade para conhecer esta pequena cidade tão famosa por resultados tão surpreendentes em termos industriais, contando com cerca de 50 indústrias, e principalmente, pela sua vocação em termos de inovação, com o maior número de Startups por habitante do Brasil. Volto para a Alemanha surpreendido”, disse ele.

Durante as palestras, os dois pesquisadores também tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios do IFC, sendo introduzidos pelos professores responsáveis, além de visitarem as Startups da ITL. No último dia da visita, o Professor Saulo ministrou um Workshop voltado especialmente aos alunos em fase final dos cursos de Engenharia do IFC com interesse em cursar mestrado e doutorado na Alemanha.

Marina Caldart, estudante de Engenharia de Controle e Automação, participante do workshop, compartilhou sua empolgação com a oportunidade: “Nunca imaginei que uma Universidade na Alemanha estivesse tão disposta a receber alunos do Brasil. É uma política de portas abertas, que me deixou mais motivada a terminar o curso”. Estefano Peruzzo, do curso de Engenharia Mecânica, destacou que a palestra do Prof. Saulo mudou sua perspectiva: “Agora sei qual a direção tomar na minha carreira, foi uma palestra extremamente motivadora, de um nível excelente”.

A visita proporcionou um diálogo enriquecedor entre professores, alunos e a comunidade local, promovendo conscientização sobre a importância da reciclagem e do tratamento adequado de componentes eletrônicos. Além disso, estabeleceu uma parceria promissora entre o Campus Bottrop da Ruhr West University e o Campus Luzerna do Instituto Federal Catarinense. O Prof. Saulo resumiu a experiência afirmando: “Foi uma oportunidade única de troca de conhecimento e aprendizado conjunto”.

CECOM Luzerna, com informações do Illyushin Zaak Saraiva