No último mês, os professores e técnicos administrativos do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna se engajaram em uma série de atividades de formação pedagógica, visando aprimorar suas práticas e fortalecer os laços profissionais e colaborativos dentro da instituição. As atividades ocorreram nos dias 17 e 24 de abril de 2024 e foram marcadas por reflexões e momentos de integração.
No dia 17 de abril, os docentes se dedicaram a uma análise detalhada do papel do professor no contexto educacional contemporâneo. Sob a orientação da professora Danieli Maria Junges Friederich, presidente do Núcleo Pedagógico (NUPE), foram discutidos os fundamentos, objetivos, desafios e resultados da docência. Esta atividade proporcionou um espaço para reflexão crítica e construtiva sobre as práticas pedagógicas, estimulando os educadores a repensarem suas abordagens e estratégias de ensino.
No dia 24 de abril, foram os técnicos administrativos que assumiram o protagonismo ao apresentarem suas perspectivas sobre a atuação administrativa na educação. Essa ação foi uma oportunidade para os participantes compartilharem suas experiências, desafios e ideias sobre como melhorar os processos administrativos no ambiente educacional. A iniciativa demonstrou o compromisso do IFC – Campus Luzerna em valorizar e integrar todas as partes envolvidas no funcionamento da instituição.
Segundo o professor Mário Wolfart Júnior, Diretor-Geral do campus, essas atividades não apenas permitem uma revisão das funções desempenhadas pelos servidores, mas também promovem o cuidado com a saúde de todos os envolvidos. Ele ressaltou a importância de tais eventos que congregam técnicos e docentes, fortalecendo os laços e unindo todos em torno de um mesmo objetivo: a excelência na educação.
Ao término das formações, uma confraternização foi realizada, marcada pela entrega de lembranças aos participantes. Além disso, foi inaugurada a Sala de Convivência dos Servidores, localizada no bloco A do campus, proporcionando um espaço de interação e relaxamento para os colaboradores.
Gustavo Damaceno, Técnico Administrativo em Educação (TAE) que atua nos Laboratórios de Mecânica, expressou sua satisfação com as atividades, destacando a profundidade das reflexões proporcionadas e a originalidade da dinâmica que evidenciou a união e capacidade de trabalho em equipe. “Esses momentos foram extremamente proveitosos e geraram uma valiosa reflexão sobre o papel dos TAEs dentro da instituição”, destacou.
Essa iniciativa reflete o comprometimento do IFC – Campus Luzerna em promover a formação contínua de seus colaboradores e fortalecer os laços entre os diferentes setores da instituição, visando sempre a melhoria da qualidade educacional e o bem-estar de toda a comunidade acadêmica.
Texto: CECOM com informações da Coordenação-Geral de Ensino.