A Feira do Conhecimento e da Tecnologia, realizada nos dias 2 e 3 de maio de 2024, no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, foi mais do que um evento de renome internacional. Foi uma plataforma para destacar jovens talentos e suas contribuições inovadoras para o mundo da ciência e da tecnologia. Entre os participantes, um aluno do Instituto Federal Catarinense – Campus Luzerna, que está em intercâmbio naquela instituição portuguesa brilhou ao apresentar seu trabalho acadêmico.
João Vitor Schürmann Dal Prá, estudante do curso de Engenharia Mecânica do IFC Luzerna, teve a oportunidade única de levar sua pesquisa para um palco internacional. João apresentou o projeto “Sintetização de nanotubos de TiO₂ pelo processo de anodização”, que investiga o uso do processo anódico na liga de titânio para controlar a taxa de crescimento nanotubular do óxido de titânio (TiO₂).
O trabalho em questão é oriundo do Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metalúrgicos (LABEMM) do IFC – Luzerna e foi orientado pelo Prof. Dr. Mário Wolfart Júnior.
O projeto de João tem implicações significativas em diversas áreas, particularmente na medicina e na odontologia. Sua pesquisa oferece novas perspectivas para melhorar a eficácia das próteses, acelerar a cicatrização e reduzir a necessidade de procedimentos cirúrgicos invasivos.
Além disso, sua participação na Feira do Conhecimento e da Tecnologia do IPB não apenas eleva o prestígio do IFC Luzerna, mas também demonstra o potencial dos jovens pesquisadores brasileiros em um cenário global.
“Certamente uma oportunidade memorável e grande valia ao meu currículo acadêmico!”, compartilhou João.
A presença de João na Feira do Conhecimento e da Tecnologia em Bragança destaca o compromisso do Instituto Federal Catarinense, em especial do Campus Luzerna, em apoiar e promover o desenvolvimento acadêmico e profissional de seus alunos, inclusive através do processo de internacionalização.
Texto: Coordenação-Geral de Ensino com informações da Direção-Geral do Campus.
Fotos: cedidas pelo aluno João Vitor S. Dal Prá.