Alunos dos cursos técnicos subsequentes realizam visita técnica em Treze Tílias

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Na noite do dia 20 de maio de 2024, os alunos dos cursos técnicos subsequentes de Automação Industrial e Mecânica do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna realizaram uma visita técnica à empresa Ordemilk, localizada em Treze Tílias/SC.

A visita foi organizada pelo professor Ivo Rodrigues Montanha Junior com o intuito de proporcionar uma experiência prática e complementar à formação teórica dos estudantes, e contou com o apoio dos professores Antonio Ribas Neto (Coordenador de Pesquisa e Inovação) e Jessé de Pelegrin (Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão).

Recepção e apresentações

Os alunos foram recebidos no auditório da empresa pelo Engenheiro Janrieh Faccin, ex-aluno do curso subsequente de Mecânica do IFC. A visita teve início com uma apresentação institucional que celebrou os 25 anos de atuação da Ordemilk, destacando sua trajetória e conquistas no setor.

Em seguida, o Engenheiro Eletricista Rayhan Carlos Rambo, responsável pela área de automação da Ordemilk, fez uma apresentação detalhada sobre os projetos de automação e elétrica desenvolvidos pela empresa. A área mecânica foi apresentada pelo Engenheiro Marcos Aluisio Mantovani, que explicou como a mecânica e a automação se complementam nos projetos da Ordemilk, criando soluções integradas e inovadoras.

Visitação ao parque fabril

Após as apresentações, os alunos foram divididos em grupos para a visitação ao parque fabril da Ordemilk. Os alunos de Automação foram guiados pelo Engenheiro Rayhan Carlos Rambo, enquanto os alunos de Mecânica foram acompanhados pelos Engenheiros Janrieh Faccin e Marcos Aluisio Mantovani. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diversos processos inovadores que posicionaram a Ordemilk como uma referência nacional nas áreas de produção de leite e cerveja. A interação direta com esses processos gerou grande interesse entre os alunos e reforçou a importância de futuras parcerias entre o IFC e a Ordemilk.

Importância da visita técnica

A visita técnica foi considerada de grande proveito e importância tanto para os alunos quanto para os docentes do IFC – Campus Luzerna. A experiência permitiu que os estudantes vissem na prática industrial as teorias aprendidas em sala de aula e nos laboratórios do instituto, fortalecendo a conexão entre teoria e prática.

Os docentes do IFC expressaram seu agradecimento à Ordemilk por acolherem os alunos e servidores, destacando a importância da parceria para a formação técnica dos estudantes. “Nós docentes, vamos planejar novas visitas, para que nossos alunos comprovem na prática industrial as teorias que aprendem em sala de aula e nos laboratórios do IFC Campus Luzerna”, afirmou o professor Ivo.

A Ordemilk foi parabenizada pelos seus 25 anos de grandiosa atuação, e o IFC – Campus Luzerna reafirma seu compromisso em proporcionar aos seus alunos experiências educativas enriquecedoras e alinhadas com as necessidades do mercado de trabalho.

Informações sobre os cursos técnicos

Para mais informações sobre futuras visitas e atividades dos cursos técnicos subsequentes de Automação e Mecânica do IFC – Campus Luzerna, os interessados podem entrar em contato diretamente com a coordenação dos cursos através dos e-mails abaixo:

Curso Técnico Subsequente em Automação Industrial: automacao.tec.luzerna@ifc.edu.br
Curso Técnico Subsequente em Mecânica: mecanica.tec.luzerna@ifc.edu.br

Texto: CGE, com informações e fotos repassadas
pelo Prof. Ivo R. Montanha Junior e Prof. Jessé de Pelegrin.