Alunos do Curso Técnico de Segurança do Trabalho participam de visita técnica em Florianópolis

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Os alunos do 3º ano do Curso Técnico em Segurança do Trabalho Integrado ao Ensino Médio (EMITST) participaram, no último dia 14 de agosto, de visita técnica às instalações da Fundação Projeto TAMAR, base Florianópolis/SC e à Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC), em São José/SC.

A visita foi organizada pela professora Ocineia Santiago, coordenadora do curso e professora da disciplina Prevenção e Controle de Riscos. Também acompanharam a turma os professores Evandro Dias (Física), Franciele Lunardi (Biologia), Rômulo Alves (Química) e João Carlos Veiga (Legislação Aplicada), que usaram dos diferentes momentos para proporcionar atividades integradas entre as disciplinas.

Projeto TAMAR

A Fundação Projeto Tartarugas Marinhas (TAMAR) é uma instituição privada sem fins lucrativos que se destina à prática da educação ambiental e à preservação do ambiente costeiro brasileiro, bem como a pesquisas científicas nessas áreas.

Na base de Florianópolis, os alunos foram guiados pela bióloga Júlia Marques e puderam conhecer o trabalho lá desenvolvido, bem como quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas existentes no litoral do Brasil.

EAMSC

No período da tarde, o grupo se dirigiu à Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, instalada no município de São José, oportunidade em que conheceram as instalações e atividades desenvolvidas na organização militar da Marinha do Brasil.

A visita às instalações e a orientação quanto às medidas de segurança adotadas na EAMSC foi guiada pelo Sargento Fonteles, da Seção de Comunicação Social. Depois, os alunos assistiram a uma palestra sobre o ingresso na Marinha, ministrada pela 1º Tenente Camila e do Suboficial-Mor Tavares.

A visita finalizou com uma alocução do Capitão de Fragata Alan de Freitas, Comandante da Escola, e uma tradicional foto em frente ao prédio histórico.

Texto: CGE / Fotos: EMITST2022.