Etapa catarinense da Olimpíada Brasileira de Robótica reúne 250 estudantes em Joaçaba

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

No dia 17 de agosto de 2024, a cidade de Joaçaba foi palco da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), uma das mais prestigiadas competições estudantis voltadas à tecnologia e inovação que conta com a participação do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Neste ano, o evento contou com a participação de aproximadamente 250 alunos de diversas escolas de Santa Catarina, representando equipes nas categorias de robótica artística e robôs seguidores de linha.

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma competição nacional que busca incentivar o aprendizado em áreas como ciência e tecnologia, focando no desenvolvimento de habilidades em robótica e programação. A competição é dividida em três modalidades principais: Seguidor de Linha, onde os robôs devem seguir trajetórias em uma pista sem perder o caminho, passando por obstáculos como curvas, rampas, elevações na pista, desviar de objetos, entre outros; Artístico, que envolve a criação de robôs com temáticas livres, explorando o lado criativo e inovador dos participantes; e a Prova Teórica, que testa os conhecimentos teóricos dos alunos sobre robótica e tecnologia.

O professor organizador, Marcelo Massocco Cendron, destacou a importância da OBR para o desenvolvimento dos participantes: “A OBR não é apenas sobre robótica, percebemos que há outras habilidades que os alunos podem desenvolver, como liderança, espírito de equipe e persistência.”

Durante a competição, os alunos enfrentaram desafios que testaram suas habilidades em programação, robótica e resolução de problemas, em um ambiente colaborativo e de inovação. A iniciativa, além de incentivar a criatividade e o raciocínio lógico, também promove a integração de jovens talentos de diferentes regiões do estado, destacando o desenvolvimento da robótica como uma importante área de estudo.

O grupo Deep Neural, vencedor da medalha de destaque em programação do Campus IFC Luzerna, compartilhou sua experiência: “Nós do grupo Deep Neural, ficamos muito felizes com a premiação e a participação na competição. A experiência foi muito legal, pois enfrentamos os desafios propostos e ajustamos o robô para ir o melhor possível nas provas. Gostaríamos de ter tido um melhor desempenho em algumas provas, assim conseguiríamos adquirir mais pontuações. Mas ficamos muito felizes e orgulhosos do desempenho que tivemos em programação, assim, ganhando a medalha de melhor programação.”

O professor Cendron ainda destacou o clima de colaboração e aprendizado que marcou o evento: “Neste evento, há um clima muito agradável de companheirismo e colaboração. Ao final, a gente percebe que há algo mais importante do que a competição, que são as lições para a vida profissional desses participantes. Isso nos motiva a continuar e melhorar cada vez mais nesse tipo de evento.”

A etapa estadual da OBR em Joaçaba foi, além de uma competição acirrada, uma oportunidade de troca de experiências e aprendizado, mostrando que a robótica vai além da tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades que os jovens levarão para suas futuras carreiras profissionais.

A organização do evento em Joaçaba foi fruto de uma parceria entre o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna, a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e o Polo Inovale, que uniram esforços para realizar a competição. Além disso, o evento contou com o apoio do SESI, SENAI e Sebrae, que auxiliaram na promoção do desenvolvimento tecnológico e educacional entre os jovens.

As fotos do evento estarão disponíveis no link anexado a esta reportagem, permitindo que os participantes e interessados revivam os melhores momentos dessa incrível competição.

Com o sucesso desta edição, no próximo ano, Joaçaba irá sediar novamente a etapa estadual da OBR 2025, consolidando-se como um dos grandes centros de avanço à tecnologia em Santa Catarina.

Acesse aqui as imagens: clique aqui.

Texto e fotos: IFC Robomaker