Alunos do IFC Luzerna participam do Reuni Challenge

terça-feira, 17 de setembro de 2024

Uma equipe composta por alunos do Instituto Federal Catarinense – Campus Luzerna participou da edição 2024 do REUNI Challenge, uma competição de empreendedorismo universitário, ocorrida em Lages/SC. A equipe composta por alunos das graduações em Engenharia, sob supervisão do professor Illyushin Saraiva e da técnica Angella Mendonça, tiveram de criar um negócio do zero, em quatro dias de trabalho, a fim de solucionar problemas reais da sociedade.

Ao longo dos quatro dias, as universidades trabalharam na criação de uma ideia de negócio, a partir de um dos desafios propostos no primeiro dia do evento. Os desafios eram relacionados ao mercado, energia, saúde e agronegócio. A metodologia do REUNI Challenge permite que as equipes trabalhem cada etapa para chegar na final com o negócio pronto para sair do papel, além de conquistar o troféu e o título de Universidade Mais Empreendedora do Brasil.

Marina Caldart, acadêmica e participante do REUNI, conta que a experiência no evento foi desafiadora e motivadora ao mesmo tempo “ o REUNI dá o suporte e ensina como fazer, mas o trabalho duro e o desafio é todo nosso. São dias muito intensos, ficamos de 12 a 14 horas por dia então é uma experiência desafiadora, mas que com certeza agrega demais, a gente sai daqui com muito aprendizado “, comenta.

Toda a imersão empreendedora é pautada na competição entre universidades para definir qual a mais empreendedora, considerando que as atividades de empreendedorismo dentro do campus da universidade influenciam na construção do comportamento empreendedor do universitário, bem como no seu desempenho ao longo do evento.

Além da competição que estimula as habilidades técnicas e comportamentais das equipes, não só dos universitários, mas também dos professores que os acompanham, a competição paralela chamada REUNI Game e REUNI Game Professores proporciona momentos de descontração e integração entre os participantes, por meio de desafios e atividades valendo premiação ao final do evento.

Para além do prêmio, o evento proporciona a imersão no empreendedorismo e inovação, construindo o comportamento empreendedor e apresentando novas possibilidades de carreira aos universitários que buscam por uma posição no mercado. A experiência dos universitários ao sair do campus da universidade e ingressar em uma competição representando a universidade e a cidade da qual vieram desafia suas habilidades e estimula novos olhares para o empreendedorismo.

Texto e imagem: Comunicação/Orion Parque