Equipe de estudos do IFC Campus Luzerna realizou visita de cooperação técnica na FAST Indústria de Capinzal-SC

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Na última sexta-feira, 4 de outubro de 2024, foi realizada uma importante visita de cooperação técnica à empresa FAST Indústria, localizada em Capinzal-SC. A atividade faz parte de um projeto de extensão do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna, focado na otimização de produtos industriais por meio da engenharia reversa, realizado em indústrias da região meio oeste catarinense.

Orientado pelo Prof. Dr. Ivo Rodrigues Montanha Junior, o projeto envolve alunos do primeiro ano do Ensino Médio Integrado em Mecânica e do terceiro ano do Ensino Médio Integrado em Automação Industrial, além de um estudante de Engenharia Mecânica. A empresa gentilmente aceitou participar do projeto. A equipe realizou visita às instalações da indústria e ao departamento de engenharia da empresa, onde foram recebidas orientações acerca dos componentes industriais defeituosos que serão analisados pela equipe no IFC. São problemas reais que demandam otimização, tendo o IFC como parceiro técnico.

No IFC, os alunos realizarão pesquisa de materiais, aferições dos componentes no laboratório de metrologia, bem como o desenho das peças analisadas em software 3D, visando a elaboração de protótipos virtuais. Os protótipos virtuais serão otimizados de acordo com as cargas de projeto e características de aplicação dos componentes. As peças defeituosas, cedidas pela indústria, passarão por análises metalográficas, ensaios mecânicos e metalúrgicos no LABEMM, sob a supervisão do Prof. Dr. Mario Wolfart Jr. e do técnico M.Sc. Mateus Pasini. A etapa final inclui a fabricação das peças otimizadas em impressoras 3D, junto com a elaboração de laudos técnicos sobre os processos de análise e seus resultados.

É um programa contínuo de parcerias técnicas que não se limita à FAST, pois também está sendo implementado em outras indústrias da região, abordando as informações de maneira séria e confidencial. O objetivo é preparar alunos – prioritariamente desde o ensino médio – para atender à crescente demanda das empresas por profissionais capacitados em inovação e otimização de processos industriais, com o apoio técnico dos experientes docentes e técnicos de laboratórios do IFC Campus Luzerna, com a possibilidade de realização de ensaios em instituições de pesquisa parceiras do IFC.

A visita foi uma oportunidade enriquecedora para os alunos ingressantes, que puderam aliar teoria e prática desde o início de sua formação, promovendo um intercâmbio direto entre academia e indústria. O projeto reafirma o compromisso do IFC com o desenvolvimento regional, preparando mão de obra qualificada e adaptada às necessidades do mercado industrial local.

Texto: Prof. Ivo Montanha | Foto: Fast