Alunos de Engenharia do IFC Campus Luzerna realizam visita técnica à Estação de Tratamento de Água do SIMAE

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

18/10/2024 – Ontem (17), os alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna participaram de uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água do Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto (SIMAE), que atende os municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna. A visita, realizada no contexto da disciplina Conservação dos Recursos Naturais, foi orientada pelo professor João Carlos V. Veiga Junior.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as diversas etapas do processo de tratamento de água, incluindo a área de decantação e filtragem, o laboratório químico onde são realizadas análises para controle de qualidade, e a sala de supervisão das operações, onde o monitoramento do sistema é feito em tempo real.

Acompanhados pelos técnicos do SIMAE, Washington Luiz Papini, gerente do Setor de Tratamento de Água e Tratamento de Esgoto, e Paulo Cesar Lamin, químico responsável técnico do SIMAE, os estudantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o funcionamento de uma estação de tratamento e a importância de técnicas de preservação e uso sustentável dos recursos hídricos.

Para o professor João Carlos, essa experiência prática é fundamental para consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e sensibilizar os futuros engenheiros sobre a importância da conservação dos recursos naturais. “A partir da visita, pudemos vislumbrar campos de atuação para as duas áreas da Engenharia, seja no âmbito acadêmico, através do desenvolvimento de pesquisas aplicadas, seja no âmbito profissional, utilizando conhecimentos adquiridos durante o curso para a atuação depois de graduados. Isso, claro, aliado ao cumprimento da legislação ambiental e ao respeito ao meio ambiente”, destacou o docente.

Texto: CGE | Imagens: Prof. João Carlos Veiga