Menu principal
 

 IFC Luzerna realiza simulado da Olimpíada Brasileira de Robótica e reforça protagonismo regional na competição

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Competição simulada aconteceu na sexta-feira, 18, e contou com 9 equipes na modalidade resgate e 4 na artística.

Na última sexta-feira, 18, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna foi palco da terceira edição do simulado da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento reuniu 13 equipes de diferentes cidades da região, proporcionando um momento de troca de experiências, testes práticos e preparação para a etapa estadual da competição, que ocorrerá no dia 16 de agosto. Pelo segundo ano consecutivo, o IFC Luzerna é responsável por trazer a OBR à região de Joaçaba, reafirmando seu papel de liderança no estímulo à ciência e à tecnologia no Meio-Oeste catarinense.

O organizador da etapa Estadual da OBR e do simulado realizado no campus, professor Marcelo Cendron, destaca que o evento serviu como um ambiente experimental, permitindo que os estudantes testassem seus robôs em situações reais de competição. Entre os participantes, estava o estudante Victor Gabriel Vieira, de Chapecó, que veio ao IFC para conhecer a dinâmica da OBR e se preparar para a etapa estadual, que acontecerá no ginásio do complexo esportivo da Unoesc – Campus II. 

“Estamos há três meses desenvolvendo nosso robô. Já participamos de outras competições e temos bons resultados: em 2024 vencemos o campeonato mundial e, por duas vezes, o nacional de outras modalidades de robótica. Esta é a nossa primeira participação na OBR e estamos animados com a possibilidade de uma boa classificação. Viemos até Luzerna para conhecer melhor os desafios e agora é focar nos ajustes para agosto”, comentou o estudante.

Durante a abertura do simulado, o diretor-geral do IFC Campus Luzerna, professor Mário Wolfart Júnior, destacou a relevância da robótica e da automação, ressaltando o papel da instituição na formação de jovens protagonistas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. “Eventos como este mostram o quanto nossos estudantes estão preparados para pensar soluções criativas e inteligentes para problemas reais. A robótica educativa desenvolve habilidades técnicas e socioemocionais que são essenciais para o futuro do trabalho”, afirmou.

Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR

A OBR é uma das maiores competições do gênero no país, envolvendo milhares de estudantes desde o ensino fundamental até o ensino médio e técnico. Seu principal objetivo é estimular o interesse dos jovens pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática por meio da construção e programação de robôs autônomos que simulem ações de resgate em cenários desafiadores ou na modalidade artística, onde o foco é a criatividade na construção e movimentos.

Com etapas regionais, estaduais e nacionais, a OBR promove também a integração entre instituições de ensino e o compartilhamento de conhecimento entre equipes de todo o Brasil. A realização da etapa estadual em Joaçaba pelo IFC Luzerna demonstra o compromisso da instituição com a educação inovadora e com o fortalecimento do ecossistema científico e tecnológico de Santa Catarina.