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Curso de Extensão “Exercícios de Autoria” fortalece a escrita acadêmica

terça-feira, 5 de agosto de 2025

O curso de extensão Exercícios de Autoria, promovido pelo Instituto Federal Catarinense, Campus Luzerna, está em pleno andamento e chega à metade de sua jornada formativa. Com carga horária total de 160 horas, o curso é voltado para professores da rede pública de ensino interessados em aprimorar suas habilidades de escrita acadêmica e refletir sobre novas possibilidades de atuação em sala de aula.

Dividido em três módulos, Memorial DescritivoRevisão de Literatura e Relato de Experiência, o curso tem como foco o desenvolvimento da autoria docente na produção de textos científicos, propondo-se como espaço de estudo, reflexão e partilha entre profissionais da educação.

O módulo atual, Revisão de Literatura, teve início no dia 03 de junho com uma palestra de abertura intitulada “Revisão Sistemática: o que é, para que serve e como começar”, ministrada pela Dra. Ana Paula Dahlke, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A atividade contou com a participação dos cursistas, servidores e alunos do IFC Luzerna.

A convidada compartilhou seus conhecimentos sobre Revisão Sistemática Qualitativa, apresentando percursos metodológicos, critérios de análise e ferramentas de busca científica. A palestra também abriu espaço para trocas de experiências e esclarecimento de dúvidas, fortalecendo o compromisso do curso com a formação crítica e colaborativa.

Segundo o professor Humberto Luis de Cesaro, um dos coordenadores do projeto ao lado da professora Ana Paula Seiffert, “a proposta do curso de extensão é criar condições reais para que os professores desenvolvam seus próprios textos com autonomia, rigor e autoria, ao mesmo tempo em que pensam a prática pedagógica como objeto de reflexão e transformação”.

Entre os participantes, professores da Escola Municipal São Francisco de Luzerna têm demonstrado grande envolvimento com as atividades e reflexões propostas. A professora Luciana Proner Canale destaca que o curso tem propiciado, além da troca de experiências sobre a docência, o reencontro com a escrita acadêmica de forma orientada e dinâmica.

A professora Daniela Piovesan da Silva também ressalta a relevância da formação: “Tenho apreciado imensamente o curso, que tem contribuído significativamente para o aprimoramento da minha escrita e para o desenvolvimento de uma postura mais crítica e investigativa na prática docente.”

Já a professora Pamela Terêncio da Silva, que atua na alfabetização, enfatiza a importância da articulação entre teoria e prática: “O curso tem aprimorado muito meu desenvolvimento profissional e pessoal. Na busca por formações continuadas que priorizem a troca de experiências e o enriquecimento de conhecimento, sinto que a proposta apresentada vem ao encontro dessa busca. Eu, como professora alfabetizadora, vejo a importância de um estudo prático com conversas significativas. Ao longo dos dois módulos apresentados, pude aprimorar minha escrita, explorar literaturas e enriquecer meu aprendizado e minhas práticas educativas.”

O professor Allan Mott ressalta como a proposta tem provocado reflexões profundas sobre a prática educativa e o potencial da escrita como ferramenta de transformação: “O curso e suas propostas têm me ajudado a repensar minha própria trajetória como educador e a enxergar a escrita acadêmica como um exercício possível, necessário e transformador. Além disso, o curso tem sido um espaço de escuta, partilha e construção coletiva. Está sendo incrível.”

Com base na escuta ativa e na valorização do repertório docente, o curso segue sua trajetória formativa até o final de 2025, com novos encontros, orientações e atividades previstas para o último módulo, dedicado ao relato de experiência.