O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna avança para a fase final das obras do novo refeitório, um investimento estratégico voltado à ampliação da permanência e do bem-estar dos estudantes. Com 296,73 m², o espaço está em processo acelerado de finalização, com entrega prevista para dezembro e plenamente pronto e em funcionamento no início do ano letivo de 2026.
A obra civil teve um custo de R$ 1.451.856,08, ao qual se somam mais R$ 550.000,00 em equipamentos, que irão permitir que o refeitório seja entregue pronto para uso, incluindo estrutura de preparo e distribuição de refeições, áreas de armazenamento, copa quente e fria, além de ambientes planejados para garantir eficiência e conforto.
Segundo a direção do Campus Luzerna, a obra representa um avanço significativo para a comunidade acadêmica. Com o novo espaço, o campus poderá fortalecer as políticas de permanência, ampliar a oferta de refeições a preços acessíveis e subsidiados, e tornar-se ainda mais atrativo para estudantes da região.
Além de atender às necessidades atuais, o refeitório fortalece nosso projeto de expansão e modernização. “Ele se soma a outras ações estruturantes e torna o campus ainda mais atrativo para os estudantes da região. É um passo estratégico para o desenvolvimento do IFC Luzerna, ampliando nossa capacidade de acolher, apoiar e garantir condições reais de aprendizagem”, salientou o diretor geral Mário Wolfart Júnior.
O refeitório se tornou possível por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre o IFC e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). A iniciativa integra uma política nacional voltada a assegurar que todos os Institutos Federais possuam uma infraestrutura adequada de alimentação, reforçando o compromisso do Ministério da Educação com a assistência estudantil.

