Menu principal
 

IFC Luzerna recebe o Programa Protetores do Lar, destinado aos estudantes dos terceiros anos

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

O Instituto Federal Catarinense – Campus Luzerna recebeu, na última quarta-feira, a edição do Programa Protetores do Lar, iniciativa da Polícia Militar de Santa Catarina que atua na prevenção da violência doméstica e familiar. Participaram da formação os estudantes dos terceiros anos dos cursos técnicos de Automação Industrial, Mecânica e Segurança do Trabalho, que foram ao auditório da Incubadora Tecnológica para acompanhar as atividades.

O programa, desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a OAB e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), tem como objetivo sensibilizar e capacitar jovens para compreender, identificar e agir diante de situações de violência doméstica. A proposta se baseia em ações educativas que esclarecem os diversos tipos de violência — física, psicológica, moral, patrimonial e sexual —, abordam suas consequências e incentivam práticas cidadãs de prevenção e denúncia.

Segundo informações da PMSC, o Protetores do Lar é direcionado especificamente aos estudantes do 3º ano do ensino médio, fase em que muitos jovens iniciam suas relações afetivas e constroem valores que acompanharão a vida adulta. Por isso, o programa enfatiza o papel dos jovens como agentes de transformação e promotores de uma cultura de respeito, proteção e igualdade 

MARCO PROTETORES DO LAR

A formação no IFC Luzerna contou com representantes da Polícia Militar, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Centro de Referência de Assistência Social, que abordaram os três eixos estruturantes do programa: aspectos legais, impactos psicológicos e atuação da Rede Catarina de Proteção à Mulher.

Para o diretor geral do Campus Luzerna, Mário Wolfart Júnior, a realização do programa reforça o compromisso institucional com a educação integral e voltados a não violência. “Atividades como o Protetores do Lar ampliam a formação dos nossos estudantes para além do aspecto técnico. Elas contribuem para o desenvolvimento humano, para a consciência social e para a construção de uma sociedade mais justa e segura”” salientou.

A ação integra o calendário anual de formação do IFC Luzerna e instituições que atuam na proteção social e na promoção de direitos. Para a comunidade escolar, a iniciativa representa um importante momento de diálogo, reflexão e aprendizagem sobre um tema sensível e essencial para a cidadania. A formatura dos estudantes participantes aconteceu na manhã desta sexta-feira, juntamente com os alunos da Escola Estadual Padre Nóbrega.